Um dos assuntos que mais geram discussões atualmente é, sem dúvidas, a reforma da previdência. Esta proposta do governo visa aumentar a idade mínima para se aposentar, ou seja, a idade mínima para um homem se aposentar será de 65 anos e 62 para as mulheres, porém a mudança só será aplicada aos novos trabalhadores. (Reestruture as discussões iniciais e apresente a tese)
Para as pessoas que já estão contribuindo por anos a mudança não tem tanto peso, o que gera tanta discussão sobre o assunto é que os novos trabalhadores irão demorar muito para se aposentar, isso se aposentarem. (Reelabore as ideias apresentadas)
Por outro lado, um ponto positivo desta proposta são as alíquotas (Desenvolva mais essa ideia), que serão maiores para os que recebem mais, e menores para os que recebem menos, diminuindo assim os impostos pagos. (Desenvolvimento superficial)
A reforma da previdência tem seus pontos positivos e negativos, por isso, deve ser trabalhada e pensada de um modo que não prejudique demais os novos e os atuais contribuintes. Se vai ser algo positivo para o país? Isso só o tempo pode nos dizer. (Não compreende a estrutura do texto. Formule a proposta de intervenção)
Dados correção tradicional
As discussões apresentadas precisam ser reelaboradas e desenvolvidas de acordo com a estrutura do texto dissertativo-argumentativo. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 20 | Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto. |
NOTA FINAL: 370 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |