Reforma da Previdência: uma solução ou um problema?

Tema: Reforma da Previdência: uma solução ou um problema?

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 22/07/2019
Nota tradicional: 500
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Desde 1948 a Declaração Universal dos Direitos Humanos garante a todos, (Sem vírgula) direitos básicos incluindo a Previdência Social (Reelabore essa ideia). Entretanto, devido ao número de pessoas economicamente ativas ser menor que o de beneficiários o governo prevê dificuldades em cumprir o pagamento dos aposentados e pensionistas. (Desenvolva mais as discussões iniciais e formule a tese)

De acordo com uma pesquisa do Ipea ( Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada ), dois em cada dez jovens brasileiros nem trabalham nem estudam, o que agrava ainda mais o problema. (Não compreende a estrutura do texto. Reformule as ideias)

Em detrimento de dívidas que vêm sendo acumuladas há mais de cinquenta anos atrás (Redundância), devido a eleição de presidentes populistas, a Grécia se viu obrigada a diminuir gastos (Vírgula) o que acarretou também á em uma uma reforma previdenciária que não foi aprovada devido a resistência popular, em consequência da reprovação da reforma, hoje a população grega está quase 50% mais pobre. (Desenvolvimento superficial)

Tendo em vista os aspectos citados acima (Vírgula) a reforma da previdência é imprescindível tanto para o presente quanto para o futuro econômico e social do país. Logo, o Ministério da Cidadania juntamente com o Ministério do Trabalho devem desenvolver projetos visando a inserção dos jovens ao mercado de trabalho, fazendo com que a economia se impulsione e em consequência mais postos de trabalho sejam abertos. (Proposta superficial)

Assim sendo (Vírgula) o Brasil terá capital suficiente para garantir o benefício da população, evitando que o país se torne uma Grécia Sul Americana. (Não compreende a estrutura do texto)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 500 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos