É visível a necessidade de reformas no setor previdenciário do país devido ao desequilíbrio econômico de termos (Evite ideia de primeira pessoa) um número maior de idosos aumentando do que contribuintes ativos (Melhore a construção de sentido), porém a atual proposta é desfavorável para as classes menos desfavorecidas economicamente (Desenvolva mais essa discussão), elevando o desequilíbrio atual. (Desenvolva mais as discussões iniciais)
A atual proposta apresenta-se mais problemática do que uma solução, visto a grande aversão e movimentos que "explodiram" no país contra a mesma (Use somente quando houver ideia de igualdade). (Não compreende a estrutura do texto. Apresente e articule mais as discussões)
Dado que aumentos de idade e tempos de contribuição irão sofrer drásticas mudanças, isso afeta diretamente o trabalhador rural, que após certa idade começa a apresentar declínios em sua saúde devido ao trabalho no campo que expõe a alguns riscos (Vírgula) como exposição ao sol, isso obviamente comina no enfraquecimento dessa pessoa ao longo do tempo de forma mais acelerada, e na nova proposta de reforma, (Sem vírgula) a idade mínima é muito superior a idade em que trabalhadores dessa classe começam a apresentar problemas. (Delimite e articule mais as discussões apresentadas)
Outra pauta a ser analisada são é algumas classes que não foram inseridas na nova reforma, a exemplo: a classe política e a classe militar, com argumentos esdrúxulos para manter todas as regalias que essas duas classes detêm (Reelabore essa discussão), estão mostrando uma fuga da nova reforma, provando que algo de bom ela não trará (Reelabore essa ideia). Cada classe de trabalho é diferente e deveria assim ser analisada, retirar algumas e inserir outras não é solução, é a prova que a proposta atual possui severos cortes em sua aplicação. (Reestruture as discussões apresentadas)
Diante do exposto, novas análises devem ser feitas, (Sem vírgula) de forma diferenciada para cada classe trabalhista, compensando a contribuição e os riscos que cada uma possui no trabalho que desenvolve, além de observar os cortes econômicos que a nova proposta traz, para evitar um aumento de pobreza em um país que jaz no desequilíbrio econômico. (Reestruture a proposta de intervenção)
Dados correção tradicional
As discussões são pertinentes, no entanto pouco exploradas. Elabore um projeto de texto capaz de encaminhar as discussões que serão abordadas, pois isso evitará um desenvolvimento superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 500 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |