Um mal necessário

Tema: Reforma da Previdência: uma solução ou um problema?

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 19/07/2019
Nota tradicional: 500
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

      Segundo o IBGE (Desenvolva a sigla), o aumento da expectativa de vida do brasileiro nas últimas décadas tem gerado uma descompensação no sistema previdenciário. Segundo o governo, a reforma torna-se necessária sob a justificativa de que se nada for feito o sistema entrará em colapso em pouco tempo, uma vez que o brasileiro vivendo mais o tempo (Problemas na construção de sentido) de contribuição não será suficiente para suprir a demanda dos trabalhadores aposentados e os que irão se aposentar. (Reestruture e apresente a tese)


      Dados revelam que no último século o tempo médio de vida da população aumentou mais de 30 anos. Isso se evidencia pela melhor qualidade de vida e o avanço da medicina e suas tecnologias, esse aumento torna-se um problema para o gerenciamento da Previdência e como equacionar essa conta que tem gerado um déficit ano após anos. (Abordagem superficial das discussões)


      Ademais, esse problema tem gerado muita discussão entre governistas e oposicionistas (Reestruture essa ideia), por um lado, (Sem vírgula) o governo defende uma ampla reforma com aumento do tempo de contribuição, idade mínima para aposentadoria e limite de teto para todas as categorias públicas e privadas,por outro lado, (Sem vírgula) sindicalistas e trabalhadores resistem a proposta de reforma entendendo que é prejudicial pois tira direitos e penaliza os mais pobres (Essa discussão precisa ser mais desenvolvida ao longo do texto).


      Assim, sob a ótica da racionalidade, é inegável a necessidade da reforma mesmo que cause sacrifícios aos trabalhadores, pois cada um terá a sua parcela de responsabilidade e sacrifício em defesa de um bem comum. Uma reforma Justa e igualitária gerará uma economia aos cofres públicos, o equilíbrio das contas públicas e a garantia de recursos para pagamento a todos os aposentados brasileiros. (Reelabore a proposta de intervenção)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 500 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos