Solução que se torna problema

Tema: Reforma da Previdência: uma solução ou um problema?

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 18/07/2019
Nota tradicional: 400
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A Reforma da Previdência Social, proposta pelo governo de Jair Bolsonaro, surgiu como uma alternativa para conter o rombo existente na previdência. No entanto, ao analisá-la, percebe-se que além de uma solução ela também é um problema. Por um lado irá reduzir gastos, por outro elevar o nível de pobreza. (Desenvolva mais as discussões iniciais)

Primeiramente, é fato que a reforma Previdênciaria é de notável importância para a econômia brasileira. Segundo o secretário de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Rogério Marinho, a reforma terá impacto de R$ 900 bilhões em dez anos. Isso se deve principalmente ao "endurecimento" das regras para a aposentadoria, o que fará com que o trabalhador fique no mercado por mais tempo, contribuindo para o equilíbrio dos cofres públicos. (Articule mais os argumentos apresentados)

No entanto a Reforma tem seu lado negativo. Nesse sentido, cabe destacar a proposta de introduzir uma idade mínima para a aposentadoria (65 anos para homens e 62 para mulheres). Isso poderá causar um aumento significativo no nível de pobreza da população idosa, (esta, na maioria das vezes, não está mais apta a trabalhar) principalmente a de mulheres, que sofrem mais com o desemprego. (Por quê? Essa questão tem de ser respondida)

Assim sendo, torna-se evidente a necessidade de uma reforma mais justa, que beneficie tanto a econômia quanto a população. Para que se chegue a tal, é necessário que os deputados e senadores estejam conscientes e cumpram com seus deveres durante a votação. Ademais é de indispensável importância a participação da população nas decisões políticas. (Proposta superficial)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nota final 400 Apesar de alguns acertos, a redação apresenta falhas significativas que prejudicam a compreensão do texto. É preciso dedicar mais atenção à coesão e coerência, além de aprimorar a argumentação.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos