Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
É notório que a reforma da previdência no Brasil traz divergências de opiniões, especialmente em relação aos políticos. (Desenvolva as discussões iniciais e formule a tese)
Dentre tantos motivos relevantes temos (Evite ideia de primeira pessoa) aspectos favoráveis e desfavoráveis a este fato: a economia do governo por um lado como fator favorável e o aumento do tempo de trabalho para que o povo consiga se aposentar por outro. (Problemas no desenvolvimento das discussões. Reformule)
Sabe-se que o congresso nacional está dividido com relação ao assunto; e a população também. Embora os benefícios da reforma tenham sido exaustivamente frisados nos discursos da bancada governista, a oposição não ainda não foi convencida. (Abordagem superficial)
Colocando-se na balança os prós e os contras parece que ainda haverá um longo caminho a ser percorrido até que haja um consenso com relação à reforma da previdência. Portanto, o país terá de esperar, e muito, para saber se a reforma é o melhor para o Brasil ou apenas mais uma dor de cabeça. (Evite esse tipo de construção e apresente a proposta de intervenção)
Correção tradicional
| Critério |
Nota |
Observações |
| Competência 1 |
100 |
Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 2 |
50 |
Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
| Competência 3 |
50 |
Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
| Competência 4 |
100 |
Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
| Competência 5 |
20 |
Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto. |
| Nota final |
320
|
Apesar de alguns acertos, a redação apresenta falhas significativas que prejudicam a compreensão do texto. É preciso dedicar mais atenção à coesão e coerência, além de aprimorar a argumentação.
|
Legenda de competências
| Competência |
Descrição |
| 1 |
Domínio da modalidade escrita formal |
| 2 |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de
conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa |
| 3 |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa
de um ponto de vista |
| 4 |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a
construção da argumentação |
| 5 |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos |