Tema: Reforma da Previdência: uma solução ou um problema?

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 15/07/2019
Nota tradicional: 400
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Proferida pela ONU (Desenvolva a sigla), em 1948, a Declaração Universal dos Direitos Humanos alega a todos os indivíduos o direito à seguridade e ao bem-estar social. Contudo, a reforma da previdência no Brasil se manifesta como um impasse na conciliação dos dois eixos sociais, tendo em vista que a perpetuação do esforço psíquico e físico no trabalho, a qualidade de vida deprecia-se. Nessa perspectiva, os empecilhos (Cite-os) impostos devem ser superados para alcançar uma sociedade integrada.

Em primeiro lugar, vale destacar que a idade mínima da seguridade se mostra elevada, equivalente aos mesmos padrões de países com maior população de idosos e com melhores condições de vida, segundo dados da Globo. Infelizmente, tais táticas que se mostram eficientes em outros países não necessariamente são benéficas no Brasil. Além disso, o fim da aposentadoria antecipada para mulheres é um ato incoerente, visto que elas possuem dupla jornada e condições de trabalho adversas, além de ganharem 86% do salário dos homens, de acordo com a Globo. (Reelabore e articule mais as ideias apresentadas)

Em segundo lugar, a anulação de condições especiais de policiais federais é insensata, pois a categoria, diferentemente de trabalhadores rurais e comuns, lida com atividades de risco, e maior tempo no ramo significa maior período exposto em situações perigosas, além de ser um trabalho árduo e difícil de lidar, (Sem vírgula) pelo tempo longe dos laços afetivos. (Abordagem superficial das discussões)

Urge, portanto, uma revisão nas propostas de intervenção da nova reforma previdenciária, levando em conta as dificuldades que serão impostas à sociedade (Essa discussão precisa estar mais evidente ao longo do texto). Destarte, o Estado deve procurar Decretos autoritários de forma a acessar a conta corrente dos devedores do seguro social, com intuito de recuperar, nem que metade, do que lhe´é devido e diminuir o período para a aposentadoria do trabalhador brasileiro, e ter por consequência o bem-estar e a saúde da população preservada. (Reelabore a proposta de intervenção)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nota final 400 Apesar de alguns acertos, a redação apresenta falhas significativas que prejudicam a compreensão do texto. É preciso dedicar mais atenção à coesão e coerência, além de aprimorar a argumentação.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos