Reforma da previdência e seus alvos.

Tema: Reforma da Previdência: uma solução ou um problema?

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 02/07/2019
Nota tradicional: 500
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A Reforma da previdência, uma nova mudança no regime de aposentadorias brasileiro (Reelabore). Com a seguinte proposta definida por Paulo Guedes, Ministro da economia, visa economizar 1 trilhão de reais em dez anos. Busca remover privilégios e desigualdades do setor privado e público. No entanto, a oposição afirma que irá atingir mais pobres e fortalecer ricos. (Reestruture e desenvolva mais as discussões iniciais. Apresente a tese)

O modelo de previdência tende a parecer uma nova esperança ao Governo, (Sem vírgula) para se defender de dívidas dos cofres públicos. Apesar disso, ainda ocorre muita informalidade no mercado de trabalho, resultando em trabalhadores pobres não obtendo a sua carteira assinada, assim não declarando que contribuiu 15 anos ao INSS. Com a retirada da idade mínima para aposentadoria, (Sem vírgula) acaba por atingir mais mulheres pobres com dificuldade de se aposentar,  (Sem vírgula) devido a filhos e a volta tardia ao mercado de trabalho. Desse modo, trabalhando até a idade mínima. (Discussões superficiais. Reelabore as ideias apresentadas)

Idosos se tornam alvos devido  a não conseguirem contribuir com o tempo suficiente. Portanto, idosos com 65 anos ou mais, (Sem vírgula) buscam o BPC (Benefício de Prestação Continuada), que garante um salário mínimo de 998 reais para quem recebe até 250 reais de renda mensal. Porém o modelo da providência, (Sem vírgula) pretende desconsiderar este formato, (Sem vírgula) e adaptar ao recebimento de 400 reais. Mudança que causa controvérsias e indignação de uma parte da população. (Desenvolvimento superficial das discussões)

Levando-se em consideração esses aspectos, é perceptível que outras soluções devem ser tomadas para evitar o dano a população pobre e idosa. No entanto, é de suma importância o apoio populacional, (Sem vírgula) para sempre cobrar o crescimento e desenvolvimento do país. Desse modo, poderá haver um país com mais vagas de empregos e respeitando o tempo de descanso de cada trabalhador. (Reformule a proposta de intervenção)
 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nota final 500 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos