Uma solução para a atual situação carcerária do Brasil.

Tema: Como reverter o cenário da atual situação carcerária do Brasil?

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 25/06/2019
Nota tradicional: 450
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A violência no Brasil aumenta cada vez mais, como consequência disso o número de presos crescem, porém o país não tem presídios suficientes para comportar todos, resultando em rebeliões como as que ocorreram em Manaus, São Paulo e Rio de Janeiro são provas de que o país não está preparado para esse alto índice de violência . (Desenvolvimento superficial. Reelabore as discussões apresentadas e formule a tese)

As rebeliões que acontecem nos presídios causam prejuízos humanos (Vírgula)  como também materiais , pois algumas penitenciárias são destruídas nas rebeliões (Vírgula) fazendo com que seja necessário a transferência dos detentos para outras cadeias, causando cada vez mais a super lotação superlotação, levando a essas rebeliões. (Reelabore e articule as discussões)

Pesquisadores e estudiosos (Redundância) apontam que a solução para diminuir a violência está na educação, (Ponto final) Nossos governadores precisam investir numa educação de qualidade, (Ponto final)“Se nossos governantes não fizerem escolas em 20 anos faltará dinheiro para construírem presídios”, disse o sociólogo, antropólogo Darcy Ribeiro em seu discurso defendendo o empreendimento em educação pública. (Melhore a construção de sentido. Delimite e articule as discussões)

Uma solução mais rápida seria construir alguns presídios, aumentar a pena para até pena perpétua em casos de maiores crimes. A solução correta, porém mais demorada (Vírgula) seria investir em uma educação de qualidade (Vírgula) diminuído  diminuindo a violência no Brasil. (Reelabore a proposta de intervenção)
 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 450 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos