Educação limiar contra a criminalidade

Tema: Como reverter o cenário da atual situação carcerária do Brasil?

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 25/06/2019
Nota tradicional: 600
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A Constituição Federal brasileira, promulgada em 1988, garante a todos a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à educação e a propriedade. Contudo, no que se refere a atual situação carcerária no país, percebe-se um descomprometimento por parte do governo em relação à educação e a propriedade, visto que a maioria da população carcerária não só teve baixa ou nenhuma escolaridade (Vírgula) como também viviam em situações precárias de moradia tangenciados à sociedade. (Reestruture e articule as discussões apresentadas)

Inicialmente, convém lembrar que a educação tem papel secundário na conjuntura político-social do Brasil, mesmo tendo a noção de que a maioria dos encarcerados não concluiu o ensino fundamental ou não possui nenhuma escolaridade. Segundo dados do Departamento Penitenciário Nacional do Ministério da Segurança Pública, a grande maioria dos detentos 89% (Melhore a construção de sentido) não completou o ensino fundamental e médio (Vírgula) e muitos são analfabetos. Faz-se, portanto, nociva a percepção de que a educação não é o limiar contra a criminalidade. (Reestruture e desenvolva as discussões)

Convém lembrar ainda, (Sem vírgula) que parte da população carcerária é de origem pobre e muitos residiam em favelas, ou seja, viviam sem uma casa própria, mas em “barracos” em condições insalubres de existência, favor norteador a procura da criminalidade (Reveja essa discussão). De acordo com o artigo do promotor André Luís Alves de Melo ao Jusbrasil (Vírgula) pessoas mais carentes ou com pouco estudo tendem a cometer crimes menos complexos como o roubo e furto, além de pequenos tráficos. É, (Sem vírgula) imperdoável que um país signatário da declaração dos direitos humanos, (Sem vírgula) esteja anos-luz de propiciar condições a moradias salubres a população carente. (Reelabore as discussões)

Sendo assim, o governo federal, (Sem vírgula) deve viabilizar a educação e o direito à propriedade, (Melhore a construção de sentido) no âmbito escolar fomentando atividades como a música (Vírgula) a fim de atrair o estudante à escola com a finalidade de que esse permaneça no ambiente estudantil durante toda a carreira curricular regular “lincando” com cursos profissionalizantes para capacitá-los e qualifica-los ao mercado de trabalho (Vírgula) para que esse possa ser capaz de ter uma moradia saudável. Espera-se com isso, (Sem vírgula) ampliar a educação (Vírgula) fator determinante para a contração do excedente populacional em cárcere. (Como a proposta apresentada se relaciona com o tema? Articule essa ideia)
 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 600 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos