A RESPOSTA É: EDUCAÇÃO

Tema: Como reverter o cenário da atual situação carcerária do Brasil?

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 22/06/2019
Nota tradicional: 400
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O Brasil é um país que cada vez mais encarcera, tem a terceira maior população carcerária mundial ( cerca de 710 mil presos) (Melhore essa ideia). Para reverter o cenário atual carcerário é necessário um investimento maior em educação e a ressocialização dos presos. (Desenvolva mais as discussões iniciais)

Primordialmente, para Clara Grisot ( cofundadora da Associação Francesa Prison Insied), (Problemas com o uso da pontuação) "investir em presídios em detrimento da educação, é uma escolha infeliz porque investir em educação significa fechar prisões. Pois uma das primeiras muralhas contra a pobreza e grande parte dos presos são pobres. (Reelabore a ideia apresentada. É preciso demarcar a ideia de outrem)

Ademais, a forma como a sociedade enxerga o preso é totalmente ultrapassada. A ideia de que o preso merece ser punido e por isso, (Sem vírgula) ele deve sofrer todos os tipos de violências violência, além de não ter acesso a uma higiene básica e muitas vezes estar em um presídio super lotado. Refletindo assim:a violência das ruas. (Problemas no desenvolvimento das ideias. Reelabore as discussões)

O Estado deverá investir em educação e caberá a ele, (Sem vírgula) a função da ressocialização do preso em questão. Dessa forma, o Brasil terá a chance de reverter o quadro atual de seu sistema carcerário. (Proposta de intervenção superficial)
 

 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nota final 400 Apesar de alguns acertos, a redação apresenta falhas significativas que prejudicam a compreensão do texto. É preciso dedicar mais atenção à coesão e coerência, além de aprimorar a argumentação.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos