Mudando a atual situação carcerária Brasileira.

Tema: Como reverter o cenário da atual situação carcerária do Brasil?

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 19/06/2019
Nota tradicional: 400
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Com 726 mil presos, o Brasil tem a terceira maior população carcerária do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos e China. Cerca de 40% são presos provisórios (sem condenação judicial), 64% são negros, e mais da metade são jovens de 18 a 29 anos (dados divulgados pelo Departamento penintenciário nacional). Como poderemos (Evite ideia de primeira pessoa) reverter este cenário tão alarmante no qual o Brasil se encontra? (Reestruture as discussões e apresente a tese)


A criminalidade juntamente com a violência tem crescido sem prescendentes. Segundo o Infopen, a correta aplicação dos recursos financeiros, tanto da união quanto dos estados para o sistema prisional, não tem sido efetivo para que esse criminosos venham a ser "humanizado". (Desenvolvimento limitado)


Porém (Vírgula) segundo o direitor-geral, o Depen está investindo em políticas públicas que qualifiquem a porta de entrada, de saída e as vagas do sistema, de forma a propiciar um "ambiente prisional mais humano", entretanto é preciso um rigor maior no quisito da "humanização" desses presos. (Abordagem superficial do tema)


Sabemos (Evite ideia de primeira pessoa) que há um longo caminho a percorrer, e que a quantidade de presos que constituem o sistema prisional só irão  irá reduzir quando houver intervenção por meio da educação, pois como dizia o poeta Castro Alves:"Bendito é o que semeia, semeia livros a mão cheia". (Reformule e apresente a proposta de intervenção)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nota final 400 Apesar de alguns acertos, a redação apresenta falhas significativas que prejudicam a compreensão do texto. É preciso dedicar mais atenção à coesão e coerência, além de aprimorar a argumentação.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos