São Paulo, 23 de novembro de 2010.
Prezado Senhor Diretor,
Tenho acompanhado pelos noticiários a polêmica sobre o projeto de instalação das máquinas de camisinhas nas escolas da rede pública. Como estudante do colégio em que o senhor trabalha, venho pedir-lhe para que conceda a implantação de uma dessas máquinas em nossa escola. Acredito que essa medida trará muitos benefícios aos estudantes.
O senhor e eu podemos afirmar com segurança que atualmente os jovens estão começando cada vez mais cedo as atividades sexuais. Assim, muitos desses adolescentes deixam de fazer o uso da camisinha em suas relações, alguns porque não as possuem no momento, outros porque não têm condições de comprá-las, como é o caso de garotos carentes. Diante desse problema, a máquina de camisinhas na escola facilitará o acesso dos alunos aos preservativos e evitará possíveis transtornos, como a gravidez indesejada.
Além disso, o não uso dos preservativos nas relações sexuais aumenta o índice e o risco das doenças sexualmente transmissíveis, dentre elas doenças graves como a AIDS. Por isso, é necessária a implantação da máquina em nossa escola. Com essa medida, o senhor estará contribuindo para a melhoria e preservação da saúde pública não somente em nossa escola, mas em todo o país, pois servirá de exemplo para muitas outras escolas do Brasil.
Entretanto, para maior tranqüilidade dos pais, que estão revoltosos com o projeto, sugiro ainda que o senhor crie, juntamente com a implantação da máquina, um plano educacional para a conscientização dos alunos, com o intuito de evitar a banalização do sexo e da máquina colocada dentro da escola.
Atenciosamente,
Estudante.
Dados correção tradicional
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CUIDADO COM A REPETIÇÃO
COMENTÁRIO:
Você escreve muito bem. Continue neste caminho. Procure apenas sair do senso comum. E cuidado com as repetições. Elas empobrecem a sua produção. Argumente mais as suas ideias. Como, por exemplo, o último parágrafo. A ideia contrária à instalação das máquinas seria muito interessante no texto, pois você poderia debatê-la. Leia sempre.
Item | Nota | |
Conteúdo | Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada | 1.5 |
Estrutura do texto | Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto | 2 |
Estrutura de ideias | Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto | 2 |
Vocabulário | Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado | 1.5 |
Gramática e ortografia | Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. | 2 |
NOTA FINAL: | 9 |
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