A problemática da população carcerária no brasil e a ordem social

Tema: Como reverter o cenário da atual situação carcerária do Brasil?

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 18/06/2019
Nota tradicional: 550
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A problemática da população carcerária no Brasil se dá pela superlotação do sistema carcerário e sobretudo pela falta de presídios, em razão disso, (Sem vírgula) tem-se as conhecidas rebeliões responsáveis por centenas de mortes dentro do sistema carcerário, criando assim, (Sem vírgula) uma situação quase que irreversível aos olhos da sociedade e um problema desafiador para o Estado enfrentar.  (Evite períodos longos. Reestruture as discussões iniciais e elabore a tese)

Vale ressaltar antes de tudo, (Sem vírgula) que a população carcerária é formada por indivíduos que infligiram a lei num determinado momento de suas vidas, o que consequentemente os levou a estar aonde  onde estão, isto é, na cadeia. Entretanto, sabe-se que assim como qualquer outro ser humano, (Sem vírgula) a população carcerária é possuinte  possuidora de direitos fundamentais que não podem ser violados por uma perspectiva ou julgamento moral de seus atos. A falta de atenção devida do Estado para com essa pequena parte da sociedade, (Sem vírgula) tem sido responsável pelas barbáries que hoje se vê noticiadas nos meios de comunicação. (A abordagem está superficial. Reestruture as discussões)

Um sistema carcerário que funciona de forma devida, (Sem vírgula) contribui para a ordem social e o bem comum, tendo em vista que enquanto esses sujeitos marginalizados são devidamente tratados dentro de um sistema carcerário que funciona de forma eficiente, menos risco de fuga (Vírgula).rebeliões, e até mesmo de coligação com o tráfico e formação de ''tribunais do crime'' dentro das prisões , será representado para o Estado (Melhore a construção de sentido), o que vislumbrado na sociedade atual, (Sem vírgula) resultaria numa ínfima ou quase inexistente preocupação dos cidadãos de bem em verem, por exemplo, correndo nas ruas um sujeito que outrora preso, (Sem vírgula) escapou da prisão. (Problemas na construção de sentido. Além disso, a abordagem está superficial.Reestruture)

Portanto, pode-se concluir (Redundância) que não é eficaz apenas prender alguém enquanto o sistema carcerário sofre de diversas deficiências internas, o que não significa dizer que não se deve prender, mas sim que se deve rever a funcionalidade do sistema carcerário num país onde  (Reveja pronomes relativos) uma cela que tem a capacidade de abrigar 20, tem abrigado 40/50, num país onde  (Reveja pronomes relativos) rebeliões ceifam a vida de centenas de pessoas não somente dentre os detentos, mas de carcereiros e policias que atuam dentro dos presídios. A ordem social está sujeita á violações quando a funcionalidade de um sistema responsável pelo afastamento de marginais da sociedade, (Sem vírgula) está pairando completamente alheio do que deveria ser. (Reformule e apresente a proposta de intervenção)
 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nota final 550 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos