O código de Hamurabi, primeiro conjunto de leis que se tem conhecimento, sob a promissa do "olho por olho, dente por dente", oficializou severas formas de punição a um crime. De forma análoga, tal violência sucede no atual estado do sistema carcerário brasileiro, urgindo providências (Vírgula) tendo em vista, principalmente, a sua infraestrutura e os processos jurídicos. (Articule mais as ideias que serão retomadas ao longo do texto)
No tocante a primeira pauta, o péssimo estado dos presídios nacionais impossibilitam a recuperação do dentento. Segundo o documentário acerca dessa problemática, "Sem Pena", ele denuncia a (in)capacidade da maioria dessas intituições, sobretudo, na região norte: a horrível alimentação, lotamento das celas, condições sanitárias e higiênicas medievais. Assim, ocorre, de fato,um processo de desumanização. (Discussões pertinentes, no entanto a abordagem está superficial)
Outrossim, a segunda pauta relaciona-se em como o sistema jurídico contemporâneo perpetua o mundo do crime. Tem-se as leis que não diferencia o consumidor de entorpecentes com o traficante que, logo, são postos no mesmo ambiente criminal (Reformule essa ideia). Resultado: este adere àquele ao referido mundo, conservando-o. É o que diz Draúzio Varela, renomado médico em um vídeo publicado no seu canal no "Youtube". (Abordagem superficial das discussões)
Diante do panorama, é notório providências que vise solucioná-lo ou mitigá-lo. O governo deve adicionar um imposto aos mais ricos presos, mediante comprovação de renda, para arrecadar finança à reforma dos presídios, a fim de proporcionar condições humanas a esses. Apenas dessa forma será possível superar a severidade do código de Hamurabi herdado. (Reformule a proposta de intervenção)
Dados correção tradicional
As discussões precisam ser reelaboradas, pois a abordagem está superficial. Delimite os argumentos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 450 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |