Justiça injusta ou humanos desumanos?

Tema: Como reverter o cenário da atual situação carcerária do Brasil?

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 15/06/2019
Nota tradicional: 400
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A realidade dos presídios é bem mais desumana do que se pode imaginar. Só quem já viveu, presenciou e acompanhou alguém de perto é capaz de descrever com riqueza de detalhes como realmente são aplicadas as leis, como realmente são vividos os direitos humanos e como de fato são cumpridas as normas internas. (Reformule as discussões iniciais e apresente a tese)

Muitas leis defendem os direitos humanos, direitos esses que estão à disposição dos presos para ampará-los naquilo que precisarem. Porém, de que vale o direito se a lei não se cumpre? (Evite esse tipo de construção) Exemplo disso, um presídio que foi construído para que uma cela comporte até quatro presos, garantindo o direito humano a integridade física para cumprir sua pena, em vez disso coloca 10 (dez), 15 (quinze) ou mais presos a essa cela, superlotando a capacidade máxima, já está negligenciando uma lei que deveria ser justa (Reestruture essa ideia. Discussão superficial). Então, como falar em justiça se ela própria torna-se injusta? Desse modo, a injustiça passa a ferir os direitos humanos e o sistema carcerário passa a não ter mais o domínio sobre seus aprisionados (Vírgula) e com poucos profissionais para a demanda de presos, muito pouco pode ser feito. Com um simples fato muitos problemas podem surgir e até mesmo uma disputa por uma noite de sono ou por um espaço que está limitado (Melhore a construção de sentido). A partir daí rebeliões e motins serão inevitáveis. Logo, o que transparece é que os profissionais são poucos e o presos são seres humanos, que por perderem seus direitos, tornam-se desumanos. (Não compreende a estrutura do texto. Reelabore as discussões)

É possível que o governo possa investir mais em novos profissionais para ajudar na segurança, investir em construção de novos presídios para se reduzir o problema de superlotação e pode investir em educação, não só para crianças e adolescentes, mas estimular adultos a se ingressarem também. Porém não se trata apenas de aprender a ler, escrever e teorias que quase nunca são aplicadas ao cotidiano real das profissões, trata-se do significado real da palavra educar, trazer à tona a essência de ensinar como deve ser a personalidade de cada pessoa (Reveja essa ideia). A verdade é que atualmente não se consegue um controle absoluto sob pessoas, pois cada ser é provido de uma personalidade única, mas a educação é passada de geração para geração então cabe aos adultos ensinados transmitir esse ensinamento às gerações futuras (Vírgula) a fim afim de que quando esses se tornarem adultos, saibam seguir um modelo de personalidades mais humana. Por fim, depende de cada pessoa, (Sem vírgula) querer uma mudança de vida e espalhar mais amor, mais humildade e mais humanização (Contrução clichê). Como já disse o sábio Albert Einstein: “Loucura é querer resultados diferentes, (Sem vírgula) fazendo tudo sempre igual”. (Reelabore a proposta de intervenção)
 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 400 Apesar de alguns acertos, a redação apresenta falhas significativas que prejudicam a compreensão do texto. É preciso dedicar mais atenção à coesão e coerência, além de aprimorar a argumentação.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos