O cárcere é muito presente em nosso (Evite ideia de primeira pessoa) país, com muita violência e homicídios nas prisões, aliás, o Brasil está entre os países que mais tem presidiários, mesmo sem estruturas para recebê-los (superlotação). (Reformule as discussões iniciais e apresente a tese)
Muitas das vezes (Muitas vezes) são jovens de 18 a 24 anos, que por falta de uma boa educação, informações, emprego e condições financeiras, (Sem vírgula) causam o desespero por não ter opção e acabam sendo levados para esse mundo do crime. (Não compreende a estrutura do texto)
Deveriam oferecer ajuda e entender o lado de alguns, (Sem vírgula) antes de colocá-los em uma prisão que quase não tem espaço para eles, pensando que essa atitude irá incentivá-los à a sair do mundo do crime, muito pelo contrário, irão sair da prisão muito mais revoltados e o desespero vai voltar muito pior, por conta do desemprego, pois, não é qualquer um que vai oferecer emprego para um ex presidiário, as pessoas vão julgar e esses são alguns indícios para fazer tudo de novo e ir para o cárcere novamente, com muito mais ódio. (Abordagem superficial das discussões. Reelabore as ideias apresentadas)
Analisando os fatos apresentados, é correto afirmar que não adianta as leis nos presídios serem severas e não houver educação dentro e fora. Algumas leis atuais nos países estão acarretando mais caminhos para o crime e o que é realmente importante, (Sem vírgula) é esquecido. Se abrir as portas para a educação, com certeza irá fechar alguns presídios. (Reformule a proposta de intervenção)
Dados correção tradicional
Reestruture e delimite as discussões apresentadas ao longo do texto. Evite uma abordagem superficial dos fatos apresentados. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 400 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |