O vão entre a punição e a humilhação

Tema: Como reverter o cenário da atual situação carcerária do Brasil?

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 14/06/2019
Nota tradicional: 600
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O livro Laranja Mecânica, escrito por Anthony Burgess, retrata Alex, um jovem infrator, que após ter cometidos violentos crimes, passa por um processo de punição que o submete ao consumo de drogas e tortura psicológica. O resultado deste procedimento, (Sem vírgula) é a intervenção no livre arbítrio do personagem, que sofre consequências físicas ao agir ou pensar violentamente. Fora da ficção, o sistema carcerário brasileiro, embora não cometa medidas extremas como a do universo de Laranja Mecânica, é um ambiente violento e falha em proporcionar a recuperação e reinserção dos presidiários na vida pública.

À A princípio, o filósofo iluminista Jean-Jacques Rousseau, (Sem vírgula) teoriza que o homem nasce cru, nem bom, nem mal, porém é corrompido pela sociedade. Mediante a uma sociedade ética e justa, (Sem vírgula) o indivíduo tende a ser corrompido por tais valores. Já, (Sem vírgula) inserido em uma sociedade hostil, como a presente no sistema carcerário brasileiro, os comportamentos aéticos que o fizeram ser condenado, (Sem vírgula) tendem a se manter ou potencializar. Presídios com a infraestrutura vulnerável, celas lotadas, presidiários com pouco acesso a higiene pessoal e abusos físicos, sexuais e psicológicos, (Sem vírgula) são características que compõem o cenário de grande parte das penitenciárias, (Sem vírgula) que recebem centenas de novos presidiários diariamente no Brasil. (Reelabore e articule mais as discussões) 

Segundamente (Melhore essa retomada de ideia), promulgada pela ONU (Desenvolva a sigla), em 1948, a declaração universal dos direitos humanos garante a todos os indivíduos o direito à vida, à segurança, ao bem-estar social, entre outros. Direitos esses, (Sem vírgula) que são violados na sociedade carcerária. E que, geralmente, não recebem atenção da grande mídia. O pensamento punitivista que perpetua parte da população brasileira corrobora com o descaso do Estado perante a precariedade das condições de vida dos presidiários brasileiros.

Apresentados tais fatos, cabe ao setor legislativo que elabore leis que garantam a dignidade e saúde dos detentos, como, por exemplo, uma lei que garanta as mulheres presidiárias o acesso a absorventes mensalmente (?). E cabe ao Governo Federal, (Sem vírgula) a construção de mais alas nas penitenciárias, afim  a fim de findar o problema de superlotação. Além de fiscalizar, rigorosamente, a conduta de policiais e funcionários do sistema penitenciário, evitando que ocorra abusos de poder. Podendo, assim, evitar atos desumanos na sociedade brasileira semelhantes ao ocorrido no universo utópico de Anthony Burgess. (Reelabore a proposta de intervenção) 
 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 600 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos