Segundo o Levantamento Nacional de Informações Penitenciárias (Infopen) (Vírgula) o Brasil possui a terceira maior população carcerária do mundo.Dado o grande número de encarcerados,desafios como superlotação,insalubridade e rebeliões internas requerem atenção do governo,fazendo-se necessária intervenções para melhoria do sistema prisional brasileiro.
Pode-se afirmar que 40% da população carcerária hoje são de presos provisórios oriundos de prisões em flagrantes.A Infopen revela que 26% dos presos são detidos por meses a espera da sentença,quando poderiam aguardar em liberdade dependendo da gravidade do crime cometido (Vírgula) assim aliviando a pressão no sistema em relação a lotação. (Discussões pertinentes, mas a abordagem está superficial)
Ainda convém lembrar das condições desumanas que os detentos são submetidos dentro das prisões problemas como,celas sujas,má infra estrutura,a precária qualidade nutricional e até falta de aguá potável contribuem para o descaso que sofrem dentro das cadeias brasileiras (Problemas na construção de sentido).Expostos a insalubridade dentro dessas instituições os reclusos são sujeitados a situações de vulnerabilidade,podendo aquirir doenças e outros agravos só por habitarem tal ambiente. (Reelabore as discussões apresentadas.Delimite e articule os argumentos)
Portanto o modo que os prisioneiros são tratados no cárcere ferem os direitos humanos,logo o governo deve investir em novas cadeias para conter a lotação.Além de garantir acesso a à saúde (Vírgula) que é um direito universal de todos,faz-se imprescindível equipes médicas nas penitenciárias e fiscalizações desses cuidados.Assim seria uma forma de assegurar que os indivíduos não sejam tratados de maneira tão desumana. (Reformule a proposta de intervenção)
Dados correção tradicional
As discussões precisam ser reelaboradas e mais articuladas para evitar um desenvolvimento superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 400 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |