Sistema carcerário brasileiro

Tema: Como reverter o cenário da atual situação carcerária do Brasil?

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 11/06/2019
Nota tradicional: 400
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O Brasil é considerado um dos países mais violentos do mundo, e como consequência disso, (Sem vírgula) as penitenciárias brasileiras estão em situação de superlotação, fazendo com que haja rebeliões no interior das mesmas (Use quando houver ideia de igualdade), abrindo brechas para os presos as processarem, ganhando assim, (Sem vírgula) a liberdade. (Reelabore as discussões iniciais e formule a tese)

Essa atual situação das prisões brasileiras é um problema muito grave no país, pois, além de não respeitar os direitos humanos dos encarcerados, quando estes conseguem a liberdade, eles liberaram toda a raiva e todo o ódio que absorveram no tempo que estavam presos, cometendo mais crimes. (Abordagem superficial das discussões)

Geralmente, os detentos que ali estão não tiveram uma educação de qualidade ou nem foram educados (Reformule essa ideia), e os funcionários tentam educá-los de maneira violenta. Porém, segundo Sócrates: “Aquele a quem a palavra não educa, também o pau não educará”, ou seja, se o indivíduo não foi educado normalmente, não será a violência que irá educá-lo. (Abordagem superficial das discussões)

Portanto, não dá para resolver este problema de um dia para o outro, mas também não é muito difícil de resolver. É apenas resolvera  resolver  a raiz do problema, ou seja, investir na educação, e se, de algum jeito, isto não resolver, é só colocar punições mais severas. (Reelabore a proposta de intervenção)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nota final 400 Apesar de alguns acertos, a redação apresenta falhas significativas que prejudicam a compreensão do texto. É preciso dedicar mais atenção à coesão e coerência, além de aprimorar a argumentação.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos