A superlotação carcerária

Tema: Como reverter o cenário da atual situação carcerária do Brasil?

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 07/06/2019
Nota tradicional: 350
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Hoje em dia, (Sem vírgula) um dos maiores problemas no Brasil é a superlotação nos presídios. Com isto, as rebeliões, (Sem vírgula) são frequentes como a de Manaus com 55 mortes. (Reelabore e desenvolva mais as discussões)

A falta de controle da administração pública fica nítida, (Sem vírgula) com as facções controlando a criminalidade, o tráfico de drogas, entre outros, através do uso de celulares que são contrabandeados para os presídios. (Abordagem superficial do tema. Reelabore as discussões)

Um começo para reverter o cenário atual, o Brasil, precisa adotar medidas a longo prazo (Melhore a construção de sentido), como investir no sistema educacional, e a curto prazo como atualização das leis. Isso tudo, combinado, poderia ajudar a reduzir a taxa de crimes e, consequentemente (Vírgula) reduzir a população criminal. (Não compreende a estrutura do texto)

Portanto, " O melhor presente que uma sociedade pode dar para si mesma é a boa educação dos seus filhos" (Cícero) (Reformule a construção desse período). Com um bom investimento na educação para todos e as mudanças nas leis poderíamos (Evite ideia de primeira pessoa) começar a melhorar o sistema carcerário. (Não compreende a estrutura do texto. Apresente a proposta de intervenção)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nota final 350 Apesar de alguns acertos, a redação apresenta falhas significativas que prejudicam a compreensão do texto. É preciso dedicar mais atenção à coesão e coerência, além de aprimorar a argumentação.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos