A utopia não é impossível

Tema: Como reverter o cenário da atual situação carcerária do Brasil?

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 06/06/2019
Nota tradicional: 450
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Crimes dos mais diferentes tipos sempre assolaram à (a) população humana. Em maior ou menor grau más condutas precisam ser remediadas de forma a colocar o sujeito infrator a pagar de alguma forma pelo o que foi feito de maneira a haver também a sua conscientização de erro para que não ocorra repetição posterior (Melhore a construção de sentido. Reformule essa ideia). A mais comum forma de punição é a dita prisão celular (em celas), nela ocorre privação de liberdade, sendo o tempo estipulado pelo Poder Judiciário. Sua utilização não acompanhada do número de vagas disponíveis com a demanda gera problemáticas que envolve vários pontos. (Reformule as discussões apresentadas e apresente a tese)

Quando se pensa em prisão humanizada logo se imagina pela maioria da população que o preso não cumprirá como se deve a sua sentença (Melhore a construção de sentido). Em sua teoria do Super Homem, Nietzsche fala da importância de se libertar das amarras e padrões fixados; (Ponto final) Aplicado a essa visão, deve-se repensar conceitos como superlotações, má-higiene, rebeliões, inviabilização dos direitos humanos, sendo tudo isso fatos de ocorrência presente no sistema carcerário do Brasil e que precisa ser revistos e reparados para garantir o principal objetivo da prisão de um infrator: a sua reeducação. (Reelabore as discussões apresentadas. Delimite e articule mais os argumentos)

Noruega é um país exemplo em como se administra seu sistema carcerário, (Use conjunções) lá a reabilitação ocorre devido a suas práticas bem orientadas e bem planejadas (Essa ideia precisa ser mais elaborada). É importante que se tenha no Brasil atitudes semelhantes porém adaptadas a nossas (Evite ideia de primeira pessoa) entranhas, (Sem Vírgula) para então conseguir tal êxito, começando por mudanças na agilidade de processos de presos temporários, na efetivação de direitos básicos humanos, em uma qualificação profissional almejando reinserção social,além de uma consciência de direitos e deveres de um cidadão. (Ideias pertinentes, porém precisam ser reelaboradas)

Desta maneira, fica evidente que crimes devem ser tratados com punição para manter a sociedade em ordem. Porém, sua punição deve ser vista fora de padrões que consideram presos apenas meras estatísticas. Dessa perspectiva, bons exemplos devem ser levados em conta, Noruega conseguiu com boas medidas alcançar o que seria utópico para muitos. (Melhore a construção de sentido. Elabore a proposta de intervenção)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nota final 450 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos