São muitos problemas.

Tema: Como reverter o cenário da atual situação carcerária do Brasil?

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 05/06/2019
Nota tradicional: 400
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Atualmente. (Sem ponto) o sistema carcerário brasileiro encontra-se em caos (Vírgula) pois a população está desprotegida e sujeita a violência. A questão penitenciária do Brasil é grave e a solução é complexa. É de suma importância reformular o sistema penal brasileiro. (Reestruture as discussões iniciais.Articule mais as ideias)

Em relação ao reformular o sistema carcerário, pode-se dizer que a questão das prisões provisórias é algo que se deve repensar, pois pessoas são presas sem serem condenadas. A prisão provisória deveria ser decretada somente quando não pudesse substituída por outra medida, mas quando puder poderia ser utilizada, por exemplo, a prisão domiciliar, suspensão do exercício de função pública, monitoração eletrônica entre outros. (Discussão superficial. Reestruture as ideias apresentadas)

É necessário lembrar, também, que outro fator que prejudica o sistema carcerário é a política de drogas, chamada ,também, de "guerra às drogas". O número de presos condenados por tráfico de drogas é por causa da falta de clareza e diferenciação entre o tráfico e uso pessoal. Por exemplo, de acordo com o mapa do encarceramento, a maioria dos condenados por tráfico são na verdade usuários ou fazem o comércio para sustentar seu vício. (Reformule a discussão apresentada)

Com isso, percebe-se que as ações governamentais devem reformular alguns critérios, por exemplo no aprisionamento de indivíduos que ainda estão em julgamento. Além disso, deixar outros critérios bem claros para se diferenciar o aprisionamento de um indivíduo usuário e traficante, pois a guerra contra as drogas, até hoje, não são eficazes é eficaz(Reformule a proposta de intervenção)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nota final 400 Apesar de alguns acertos, a redação apresenta falhas significativas que prejudicam a compreensão do texto. É preciso dedicar mais atenção à coesão e coerência, além de aprimorar a argumentação.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos