Dilema indígena

Tema: A importância de valorizar e garantir os direitos dos povos indígenas no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 28/05/2019
Nota tradicional: 450
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Hodiernamente (Evite palavras clichês) a valorização indígena é tratada com maior delicadeza (Vírgula) já que é um assunto complexo que merece cuidado (Vírgula) e que todas as partes envolvidas sejam escutadas e estudadas, principalmente os índios que não podem ser representados por quem não convive com a sua realidade. (Melhore a construção de sentido e elabore a tese)

Conforme o artigo 5º da Constituição Federal todos temos (Evite primeira pessoa) direitos a serem seguidos, entretanto como é de conhecimento público isso não se aplica de forma concisa aos indígenas sobreviventes nas suas terras (Reformule essa ideia). A sua importância histórica, biológica e cultural é colocada em segundo plano, a datar do início do período colonial, mesmo sendo a grande maioria também era a mais frágil contra as armas e poderes europeus (Problemas na construção de sentido).

A falta de cumprimento dos direitos básicos constituídos em lei como saúde, educação, (Sem vírgula) e direito à liberdade gera um grande ninho de problemas (Reformule esse período), juntamente com a incessante caça de produtores por suas terras demarcadas (Vírgula) ocasionando diversas mortes violentas e grandes desmatamentos ambientais, e a difícil sobrevivência só tem afetado de forma negativa a permanência de indígenas em seu habitat natural, os trazendo as grandes cidades com extenso sofrimento e árdua adaptação. (Abordagem superficial do tema)

Portanto, medidas são necessárias para combater o impasse, o cumprimento das leis federais é o mínimo que se espera para qualquer cidadão (Reformule essa ideia), principalmente os mais fragilizados na sociedade, o mantimento de suas áreas de demarcação em conjunto com proteção contra qualquer tipo de perigo que os possam cercar, auxílio com alimentação, (Sem vírgula) e a preservação das áreas florestais aos quais eles habitam é um plano que o governo poderia adotar, trazendo benefícios para sua comunidade, meio ambiente e a conservação de seu povo primário. (Proposta superficial)
 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 450 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos