Um país com uma diversidade de etnias, (Sem vírgula) fazem o Brasil multicultural (Melhore a construção de sentido). Umas das raças que mais contribuem para cultura brasileira é sem dúvida nenhuma à indígena (Reestruture essa ideia), com seus contos, costumes e etc. Sendo os nativos os povos indígenas carregam consigo a história deste solo, por este motivo é de suma, (Sem vírgula) importância valorizá-los, garantir os seus direitos, para que assim se sintam à vontade de compartilhar a sua sabedoria em pró da nação. (Reestruture as discussões e apresente a tese)
A luta pelos seus direitos já vêm sendo travada, (Sem vírgula) desde de 1554, quando foram escravizados em seus lares, ainda vem sendo discutida seus direitos a terra, na qual vivem e práticam seus costumes, tendo que querem tomar- la tomá-la para benefícios próprios. (Problemas na construção de sentido. Reformule e articule os argumentos)
Vítimas da sociedade brasileira e de seus governantes, (Sem vírgula) que delimitam ainda mais suas terras, os povos indígenas ainda sofrem na mão do preconceito, levando à mais mortes. (Não compreende a construção de sentido)
Para que se torne viva a história brasileira e sua cultura, (Sem vírgula) a população devem dar o espaço aos índios na política, na melhoria da nação, dando direitos as suas terras, assim conscientizando os demais, (Sem vírgula) que eles também são brasileiros. (Reformule e apresente a proposta de intervenção)
Dados correção tradicional
É preciso delimitar e desenvolver as discussões de acordo com a proposta do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 50 | Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 350 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |