O papel do Estado e da sociedade na valorização e garantia do direito dos povos indígenas no Brasil

Tema: A importância de valorizar e garantir os direitos dos povos indígenas no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 28/05/2019
Nota tradicional: 500
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A ocupação humana no Brasil remonta a milhares de anos, sendo os povos indígenas os primeiros habitantes do Brasil. Entretanto, nos últimos 500 anos, eles têm sido dizimados, tendo suas terras expropriadas, seus direitos usurpados e suas culturas e tradições subjugadas pela cultura do homem branco. (Desenvolva mais as discussões. Apresente a tese)

Durante o processo de ocupação colonial, (Sem vírgula) as terras indígenas foram expropriadas pelos colonizadores para exploração de bens naturais e monoculturas. Nesse ínterim, milhares de indígenas foram explorados ou exterminados, ou ainda, expostos à doenças trazidas pelo homem branco, ocasionando uma drástica redução da população indígena. (Desenvolvimento limitado)

Ademais, esse processo veio acompanhado da catequização dos índios pelos padres jesuítas, que não consideravam os indígenas civilizados. Com isso, as culturas e tradições locais foram aos poucos sendo substituídas pela cultura europeia, desvalorizando-se, sobremaneira, a identidade dos povos nativos do Brasil. (Desenvolvimento limitado. Reestruture) 

Em virtude dos fatos mencionados, verifica-se um cenário de perda da identidade cultural desses povos e a usurpação do direito de ocupação de suas terras. É necessário, portanto, que o Estado e a sociedade lutem pela valorização e sobrevivência dos povos indígenas remanescentes, por meio da garantia e ampliação das reservas indígenas, com o objetivo de reparar os erros e injustiças do passado. (Proposta superficial)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 500 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos