Tema: A importância de valorizar e garantir os direitos dos povos indígenas no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 28/05/2019
Nota tradicional: 550
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A Declaração Universal dos Direitos Humanos, promulgada pela ONU (Desenvolva a sigla) em 1948 (Vírgula) garante uma vida digna para todos os habitantes do mundo. No entanto, no cenário brasileiro atual, observa-se que a falta de importância de valorizar e garantir os direitos dos povos indígenas impossibilita que essa parcela da população desfrute da liberdade para exercer a sua cultura. Nesse contexto, torna-se necessário analisarmos (Evite ideia de primeira pessoa) a indeferença e preconceito social, junto a negligência do governo sofridas ao longo desses anos pelos indígenas.

Em primeira análise, é notável destacar o desinteresse e rechaço por parte das pessoas não-indígenas contra esses indivíduos. Isso acontece porque, na sociedade capitalista em que vivemos (Evite ideia de primeira pessoa), há desigualdade social e valores humanos como a empatia são ignorados. Na obra "Modernidade Líquida",  (Sem vírgula) Zygmunt Bauman defende que a pós-modernidade é fortemente influenciada pelo individualismo. Em vista disso, os povos indígenas sofrem diariamente com racismo, discriminação e acesso desigual a serviços básicos, por exemplo, saúde e educação. (Discussões pertinentes, mas precisam estar mais articuladas)

Além disso, cabe ressaltar o descuido do Estado sobre a questão da posse de terras. (Problemas na construção de sentido) pois, (Sem vírgula) a falta de uma ação efetiva do Governo acaba gerando confrontos entre indígenas e fazendeiros. De acordo com dados divulgados pelo G1, a maioria dos assassinatos de índios tem como causa conflitos no campo. Nessa perspectiva, a máxima de Martin Luther King de que "a injustiça num lugar qualquer é uma ameaça à justiça em todo lugar" cabe perfeitamente. Portanto, não há dúvida da gravidade dessa problemática. (Observe que não há progressão de sentido nas ideias apresentadas)

Logo, é necessário medidas para garantir a solidificação de políticas que visem à construção de um mundo melhor, (Ponto final) Dessa maneira, urge que o Ministério de Educação e Cultura (MEC) capacite os professores de forma que eles possam proporcionar aos alunos maior ajuda para adquirir uma identidade cultural sólida, por meio de palestras, festivais culturais e demais meios didáticos sobre a importância do índio, respeito e preservação. Também, o Governo em parceria com a FUNAI deve demarcar as terras nativas e assegurar a correta execução de seus direitos conforme o Estatuto do Índio estabelece. Somente assim, (Sem vírgula) será possível combater os enormes obstáculos que sofrem pela luta do reconhecimento de seus direitos. Desse modo, talvez possam desfrutar a vida digna que a Declaração dos Direitos Humanos garante. (Reestruture a proposta de intervenção)








 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 550 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos