Com a chegada dos portugueses as terras brasileiras, esses assinaram a certidão de nascimento da nova terra, ao passo que os nativos atestavam o óbito do seu mundo, visto que sofreram danos irreparáveis como a perda de território e extermínio de sua população. Nesse sentido convém analisar a consequência da não valorização da figura do índio e a necessidade em lhe garantir direito a terra.
Inicialmente, sem a figura do indígena a biodiversidade também sofre, ou seja, fica a mercê da exploração dos latifundiários e de empresas ligadas ao extrativismo animal e vegetal, sendo o índio figura fundamental contra o desmatamento e mudanças climáticas consequente da falta das grandes florestas. De acordo com pesquisas feitas pelo IPAM (Instituto de pesquisa ambiental da Amazônia), áreas de florestas que são protegidas pelos índios apenas 2% sofre desmatamento (Problemas na construção de sentido), enquanto áreas de florestas que não são protegidas por eles sofrem 19% ou mais com o desmatamento. Faz-se, portanto, nociva à noção de que o índio não quer trabalhar, mas sim ser detentor de terras sem pagar, quando na verdade esse figura o patrono da fauna e da flora que sem sua proteção são extintas. (Reestruture e delimite as discussões)
Consequentemente, com a delimitação legal das áreas indígenas, além da preservação das áreas vegetal e animal, há também a conservação da própria cultura aborígene, a qual nem todos tem conhecimento, possibilitando a gerações futuras o conhecimento dos povos fundadores do atual Brasil, nesse sentido, os índios têm por obrigação receber o que antes do fenômeno “descobrimento” já lhes pertencia. Com isso, é inadmissível que o Brasil (Vírgula) forjado sobre as cabeças de milhares de índios exterminados pelos europeus, seja incapaz de proteger e garantir o direito à terra para a manifestação e preservação da cultura e das tradições dos povos nativos restantes. (Delimite as discussões)
É, portanto, dever do governo federal, (Sem virguala) assegurar ao aborígene o direito à posse de terra, por meio da demarcação do território das áreas indígenas, com o suporte da lei no que cerne a proteção desses contra a violência exercida pelos latifundiários e pelas empresas extrativistas na tentativa de explorar e invadir as áreas indígenas. Espera-se (Vírgula) com isso, ampliar o acesso às terras delimitadas aos indígenas para que eles possam dar prosseguimento à proteção das áreas animais e vegetais, além de desenvolver sua cultura, subsistência e moradia.
Dados correção tradicional
As discussões precisam ser delimitadas e mais articuladas para evitar abordagens superficiais. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 600 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |