Valorização do Índio

Tema: A importância de valorizar e garantir os direitos dos povos indígenas no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 27/05/2019
Nota tradicional: 500
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

No que se refere à importância de valorizar e garantir os direitos dos povos indígenas no Brasil é possível afirmar que o Estado brasileiro não valoriza e nem garante direitos a essa parte da população. Visto que, (Sem vírgula) não há incentivo disseminação da cultura e da história aborígene brasileira, nem rigor no cumprimento de leis (Quais) que garantam a preservação dos territórios e das tribos que neles residem. 

A cultura indígena brasileira não é suficientemente difundida, só se ouve sobre o índio quando se estuda a colonização do Brasil, em 1500 com ênfase principal no colonizador e não no colonizado. Tendo-se em vista que desde 2008 a Lei 11.645 torna obrigatório o ensino da cultura afro-brasileira e indígena no país, onze anos depois essa ainda enfrenta obstáculos para sua implementação (Quais obstáculos? Reestruture). É inadmissível, (Sem vírgula)  que o Brasil tendo sua origem baseada no povo indígena, o Estado seja incapaz de garantir o cumprimento de uma lei fundamental para propagar a importância do nativo brasileiro na cultura e história do país. (Problemas na construção de sentido.Reestruture as discussões, de modo a evitar um desenvolvimento com ideias superficiais)

Aliado a isso, (Sem vírgula) há a falta de comprometimento do Governo na preservação das terras e das tribos que nelas habitam, uma vez que o indígena tem seus direitos muitas vezes cassados em favorecimento ao agronegócio. De acordo o portal de notícias G1, em 2017 foi registrado oito casos de violência contra o patrimônio sem terras indígenas (?), no Mato Grosso (Vírgula) e 68 índios foram mortos por fazendeiros em todo o país. Tal panorama é inaceitável levando-se em consideração que a Carta Magna Brasileira promulgada em 1988 consagra direitos aos indígenas incluindo território, o Governo seja incapaz de garantir e preservar os direitos de tais povos. (Reestruture e delimite as discussões)

Sendo assim, o Governo Federal deve ter mais empenho em cumprir as leis já existentes para esses povos, (Sem vírgula) por meio da implantação definitiva no currículo escolar, da disciplina de história e cultura Afro-brasileira e indígena, com capacitação de professores e distribuição de material didático; (Vírgula) e punição criminal a todos que desrespeitarem a demarcação de terras indígenas. Espera-se com isso, (Sem vírgula) preservar a cultura e o povo indígena (Vírgula) e disseminar sua importância para a construção da cultura e da história brasileira. 
 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 500 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos