A soberba do homem civilizador

Tema: A importância de valorizar e garantir os direitos dos povos indígenas no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 27/05/2019
Nota tradicional: 400
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Não há como negar que, desde os primórdios (Evite expressões clichês), a existência dos indígenas sempre foi presente em território brasileiro. Segundo a Fundação Nacional do Índio (Funai), a população indígena em 1500 era de aproximadamente 3 milhões divididos em mil povos diferentes, sendo que, (Sem vírgula) a maioria residiam pelo litoral brasileiro e os demais pelo interior. (Reestruture as discussões do parágrafo de introdução. Apresente a tese)

Depois da chegada dos portugueses e de outros colonizadores europeus a população indígena caiu drasticamente, seja por diferenças culturais que os levavam a conflitos, mão-de-obra (mão de obra) escrava, ou por doenças que as pessoas traziam de outro continente. (Reestruture as ideias apresentadas)

Nos dias de hoje a pouca população indígena que resta em território nacional, (Sem vírgula) convive com os ''tubarões'' da indústria agropecuária e da mineração, que cada vez mais tentam tomar suas terras e territórios onde a fauna e a flora são essenciais para o equilíbrio ecológico. (Não compreende a estrutura do texto)

O índio tem um papel fundamental na preservação do meio ambiente, e garantir seus direitos em ter e poder demarcar suas terras é importantíssimo para afastar as indústrias que tentam assolar e se aprofundar cada vez mais nas riquezas da Mata atlântica e da Amazônia. Tirar o direito de um povo que originou esse território é se igualar aos europeus, é tirar nossa (Evite ideia de primeira pessoa) riqueza de nós mesmos (Evite ideia de primeira pessoa), é colocar as indústrias como soberanas do nosso (Evite ideia de primeira pessoa) maior bem. (Abordagem superficial das discussões)

A conscientização de manter a cultura indígena, sua língua nativa e seus costumes, (Sem vírgula) deve ser mais bem vistos por nós brasileiros. As redes sociais e manifestações são um meio interessante de poder lutar junto com os índios por esse direito que são deles. (Proposta superficial. Reformule)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nota final 400 Apesar de alguns acertos, a redação apresenta falhas significativas que prejudicam a compreensão do texto. É preciso dedicar mais atenção à coesão e coerência, além de aprimorar a argumentação.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos