A Constituição Federal -promulgada em 1988 pelo congresso nacional- assegura os direitos individuais e coletivos para todos os brasileiros, nesse contexto, os povos indígenas estão contemplados, e mais, eles têm um tratamento diferenciado que é assegurado por um órgão exclusivo a sua condição a "Funai". Assim não se pode negligenciar a importância de valorizar e garantir os direitos dos povos indígenas no Brasil. (Discussões pertinentes, no entanto precisam ser reestruturadas)
Deve-se pontuar, (Sem vírgula) que o avanço do agronegócio e a grilagem de terra são fatores preponderantes para a desestabilização dos índios e consequentemente a diminuição das reservas indígenas, ameaçando seu habitat natural ,gerando conflito entre os invasores e os nativos. (Abordagem superficial do tema)
Vale ressaltar ,também (Vírgula) que o sucateamento do órgão responsável para proteger os direitos dos povos indígenas representam uma grave ameaça a sua cultura e seus direitos, tendo em vista que, (Sem vírgula) a insuficiência de recursos materiais e humanos leva a pecariedade do serviço que deveria ser essencial a esses povos. (Reestruture e explore mais as discussões)
Logo, é necessário que o governo destine mais recursos a fim de sanar (Melhore a construção de sentido) -senão todo -mas parte dos problemas enfrentados pelos índios ,e também frear a ganância dos latifundiários e diminuir o desmatamento que ameaça, não só os povos indígenas,mas também toda a população. Dessa forma, seria mantida a cultura e os direitos dos povos indígenas assegurados pela carta Magna de 1988. (Proposta superficial)
Dados correção tradicional
Reestruture e explore mais as discussões ao longo do desenvolvimento no texto, de modo a garantir a progressão de sentido. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 450 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |