Os povos indígenas, parte indispensável na contribuição da formação do povo brasileiro, desde a colonização, sofrem com o desrespeito e desvalorização de seus costumes, bem como a peculiar cultura deles (Ideia redundante. Reformule). Apesar de os índios gozarem de proteção constitucional, algumas pessoas os veem de forma pejorativa como preguiçosos. (Abordagem superficial. Reelabore as discussões e formule a tese)
Por essa razão, (Sem vírgula) é necessário conscientizar-se se conscientizar de que os índios já estavam aqui, (Sem vírgula) quando da chegada dos colonizadores, portanto, donos legítimos das terras por eles ocupadas (Problemas na construção de sentido). Já possuíam formação como povo, dotados de costumes e conhecimentos da natureza, na qual extraiam o sustento deles. A eles foram impostas novas culturas e hábitos dos povos dominantes, todavia, resistiram bravamente por séculos. (Abordagem superficial do tema)
Quatrocentos e dezenove anos, aproximadamente (Reformule) se passaram e o índio ainda continua nessa luta pelo seu espaço, ou retomada dele. Em todo país, principalmente no norte, há casos de conflitos de terra entre fazendeiros e grupos indígenas os quais reivindicam a posse, ambos alegando invasão do seu território. (Reformule as ideias apresentadas)
Embora não seja ainda muito comum, atualmente alguns índios buscam maior participação na sociedade, inserindo-se no mercado de trabalho, participando das decisões políticas, frequentando as universidades, contudo, preservando sua identidade originária. (Não compreende a estrutura do texto)
Portanto, numa sociedade pluralista é salutar a convivência harmônica entre todos os povos, de maneira ordeira e respeito mútuo, especialmente ao povo indígena (Vírgula) o qual deixou um legado com o seu conhecimento da floresta, de onde retiram alimentos, medicamentos, e outros materiais aplicados em diversas áreas do conhecimento. (Reformule e apresente a proposta de intervenção)
Dados correção tradicional
As discussões precisam ser reelaboradas e mais articuladas para evitar um desenvolvimento superficial. Continue exercitando a sua escrita.
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 50 | Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 20 | Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto. |
NOTA FINAL: 320 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |