INDÍGENAS: VIVEM EM 2019 OU AINDA EM 1500?

Tema: A importância de valorizar e garantir os direitos dos povos indígenas no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 24/05/2019
Nota tradicional: 370
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Anteriormente a chegada dos portugueses em 1500, o Brasil já era ocupado por diversos povos indígenas. Os povos indígenas possuíam um contato direto com a natureza e dependiam dela para quase tudo.Porém, após a chegada dos portugueses, os indígenas foram aliciados a trabalhar com a extração de pau-brasil, em troca de escambo. Ocorrendo assim, (Sem vírgula) uma enorme devastação do meio ambiente. No entanto, os portugueses queriam a todo custo continuar a lucrar, e então surgiu a ideia de colonizar o Brasil,gerando um conflito entre os colonos portugueses e os povos indígenas. A partir desse momento, os povos indígenas passaram a ser escravizados. Ainda hoje, (Sem vírgula) as comunidades indígenas continuando enfrentando problemas de invasões e degradações territórias e ambientais. (Delimite as discussões e apresente a tese)

Primordialmente, as invasões de terras indígenas iniciaram com o intuito de gerar lucro. Atualmente,o roubo de minério e de madeira (Vírgula) ou mesmo a exploração de suas riquezas naturais (Vírgula) são os principais motivos pelos quais as terras indígenas são invadidas. A constituição Federal estabeleceu o direto do indígena as suas terras. Porém, a realidade brasileira demonstra que cabe aos índios e seus aliados a difícil tarefa de, fazendo cumprir as leis, garantir o respeito aos direitos indígenas na prática, diante dos mais diversos interesses econômicos que teimam em ignorar-lhes a própria existência. (Abordagem superficial. Articule mais as ideias apresentadas)

Portanto, o estado deve tomar providências para melhorar o quadro atual. A Fundação Nacional do Índio (FUNAI), (Sem vírgula) deve fiscalizar e garantir os direitos indígenas através de uma nova lei, para que os direitos, urge que a Fundação Nacional do Índio(FUNAI) faça uma fiscalização por meio de uma nova lei (Melhore a construção de sentido). Os danos causados aos povos indígenas não podem ser apagados, nem esquecidos, mas sim, (Sem vírgula) utilizados como exemplos para que os fatos não voltem a acontecer. (Reelabore a proposta de intervenção)
 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 20 Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto.
Nota final 370 Apesar de alguns acertos, a redação apresenta falhas significativas que prejudicam a compreensão do texto. É preciso dedicar mais atenção à coesão e coerência, além de aprimorar a argumentação.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos