A importância de valorizar e garantir os direitos dos povos indígenas no Brasil

Tema: A importância de valorizar e garantir os direitos dos povos indígenas no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 23/05/2019
Nota tradicional: 350
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A garantia dos direitos dos índios representa um desafio a ser enfrentado de forma mais organizada pela sociedade brasileira. Visto que essa população encontra-se em um quadro de completo abandono e perseguição. (As ideias precisam ser mais exploradas. Apresente a tese)

Em primeira análise podemos (Evite ideia de primeira pessoa) destacar a falta de informações a respeito das populações existentes,(Sem vírgula) devido a ausência de fontes escritas e até o próprio processo de dizimação dessas culturas. Vale lembrar que o maior contato já existente foi há muito tempo atrás entre os europeus e os índios. (Melhore a construção de sentido. Desenvolva mais as discussões apresentadas)

No período pré-colonial os povos indígenas trabalhavam para os europeus em troca de ferramentas que facilitavam as tarefas diárias, como a caça e pesca, era denominado com escambo indígena, isso evidencia as perseguições e escravidão que eles viviam (Reestruture essa ideia). Nos tempos atuais esses tipos de abuso ainda existem, lamentável que práticas desse escalão ainda persistem em nossa (Evite ideia de primeira pessoa) sociedade. (Melhore a construção de sentido. Reestruture e articule mais as ideias apresentadas)

Contudo podemos (Evite ideia de primeira pessoa) concluir (Redundância) que a população indígena brasileira expressa uma parcela de cidadãos que encontra-se  se encontra esquecido pelo poder público, tanto no governo anterior como no governo atual, diante disso podemos (Evite ideia de primeria pessoa) observar a necessidade de inclusão dos povos indígenas, com projetos e ações que beneficiem a todos. O governo precisa criar meios que assistam esses grupos mais isolados, de modo eficiente e contínuo. (Reestruture a proposta de intervenção)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nota final 350 Apesar de alguns acertos, a redação apresenta falhas significativas que prejudicam a compreensão do texto. É preciso dedicar mais atenção à coesão e coerência, além de aprimorar a argumentação.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos