Desde o século XXI, com a efetiva vinda dos portugueses para o Brasil, foi iniciada uma grande exploração e desvalorização do índio. Desse modo, percebe-se que, no Brasil, eles enfrentam problemas não apenas com o preconceito populacional, más mas também a ineficiência de leis que garantem direitos iguais a todos os indivíduos. Nessa perspectiva, esses desafios devem ser superados de imediato para que uma sociedade integrada seja alcançada.
Em primeira análise, cabe pontuar que o frágil conhecimento da sociedade a respeito de costumes e cultura indígena atenua essa problemática. Uma prova de como a instrução popular é importante para reverter esse preconceito está na frase de Paulo Freire: "Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda". Dessa forma, percebe-se que um dos caminhos para diminuir a discriminação contra os índios, (Sem vírgula) é ampliar a educação, resultando no menor desconhecimento das diferenças existentes no país. (Não compreende a estrutura do texto. Delimite e articule as ideias)
Faz-se mister (Vírgula) ainda, salientar a negligência governamental como impulsionador do problema. De acordo com Zygmunt Bauman, sociólogo polonês, a falta de solidez nas relações sociais, políticas e econômicas é a característica da "modernidade líquida" vivida no século XXI. Diante do exposto, o desenvolvimento de políticas públicas que assegurem direitos iguais a todos os cidadãos é fundamental. (Apresente e articule os argumentos)
Portanto, é imprescindível que os brasileiros reconheçam que se deve respeitar os diferentes povos, a fim de que o direito de todos sejam valorizados. Isso pode ser realizado por meio da mídia em parceria com ONGs (Desenvolva a sigla), fazendo campanhas para conscientizar a população. Além disso, é essencial que o governo amplie a divulgação das leis nacionais, por meio de propagandas televisivas em canais abertos, a fim de que os cidadãos reconheçam que é fundamental valorizar os povos indígenas e como é errado violar os direitos desses indivíduos. (Reestruture a proposta de intervenção)
Dados correção tradicional
É preciso delimitar os argumentos que serão abordados nos parágrafos de desenvolvimento. Elabore um projeto de texto para garantir a progressão de sentido. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 400 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |