Para o bem do Brasil e do ecossistema é de grande importância garantir os direitos e valorizar todo o conhecimento do povo indígena (Use plural). Os índios chegaram primeiro ao território nacional. O país não pode nem deve ignorar esse fato. Pois, ele está documentado na história. Quando os portugueses aqui chegaram encontraram uma terra fértil e preservada por esse belo povo, que sabe conviver em harmonia com a natureza. Os colonizadores europeus tinham o péssimo costume de impor sua cultura e abolir a cultura nativa. (Melhore a construção de sentido. Além disso, reelabore as discussões e apresente a tese)
Os povos indígenas não são civilizados? Mas, o que é a civilização afinal? O homem branco precisa de dinheiro ou da natureza? O progresso pode fazer h2o? ( a fórmula da água ) (Reformule) Os ditos civilizados seriam capaz de retirar da natureza o seu sustento? Não, claro que não, mesmo com todos os livros existentes e todas as teorias magnânimas das civilizações, o conforto, as praticidades e o controle remoto, (Sem vírgula) mostram que o índio é muito mais forte e muito mais civilizado que qualquer tese de doutorado possa explicar. (Não compreende a estrutura do texto. Reelabore as discussões)
Esse povo não veio para causar problemas, eles vêm para juntos com a civilização branca encontrar um caminho para todos de conciliar um desenvolvimento sustentável. É possível ? Sim, é possível , onde há índios, também há uma natureza íntegra e preservada. A LEI Nº 6.001, DE 19 DE DEZEMBRO DE 1973. (Problemas na construção de sentido) É bem clara, dando aos povos indígenas o direito de viver em suas terras. Parágrafo único. Aos índios e às comunidades indígenas se estende a proteção das leis do país, nos mesmos termos em que se aplicam aos demais brasileiros, resguardados os usos, costumes e tradições indígenas, bem como as condições peculiares reconhecidas nesta Lei. (Reelabore as discussões. Melhore a construção de sentido)
O governo brasileiro e os órgãos competentes devem simplesmente cumprir a lei. A lei não retroage. Deve se harmonizar com a nação indígena e aprender como viver em harmonia com a politica bem aplicada em cada tribo e com a natureza. Uma tribo pode ser financeiramente independente dos auxílios do governo, bastar investir na politica de intercâmbio cultural. A floresta pode virar um laboratório de riquezas incalculáveis e sem nada perder. Hotéis, restaurantes e museus podem ser construídos para fazer o turismo sustentável. O turista conhece a natureza e de quebra aprende a importância da preservação. As tribos indígenas podem se transformarem nas maiores universidades ecológicas do mundo. E o dinheiro gerado poderá ser aplicado para melhorar a qualidade de vida dessas comunidades. Investindo em escolas, hospitais e laboratórios de remédios com o conhecimento dos pajés. O Brasil perde tempo e dinheiro porque não sabe agregar todo conhecimento indígena ao nacional. Como disse o Mestre Paulo Freire( patrono da educação brasileira, professor e filósofo) (Dois pontos) Não há saber mais ou saber menos. O que existem são saberes diferentes. (Use aspas para demarcar ideia de outrem) Logo, devem ser agregados e nunca ignorados. Pelo bem do Brasil garantir e valorizar o povo indígena é um direito e um dever de nos tornamos (Evite primeira pessoa) brasileiros. (Não compreende a estrutura do. Reformule a proposta de intervenção)
Dados correção tradicional
As discussões apresentadas precisam ser delimitadas e mais articuladas, de modo a evitar um desenvolvimento superficial. Além disso, lembre-se: há um limite de 30 linhas para desenvolver o texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 400 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |