É notório que a população indígena sempre foi uma povoação (Reformule) com suas adversidades e exclusão quando o assunto é direito de todos. Dentre tantos fatores relevantes, (Sem vírgula) destacam-se a luta pela didática de ensino e pelo seu espaço na sociedade como cidadão comum sem nenhum preconceito. (Reveja as ideias apresentadas. Delimite e explore mais as discussões)
A educação vem sendo cada vez mais instruída de modificação constante, em busca da melhoria, mas visto em que só no ano de 2012 foram incluídas nas universidades as cotas aos povos indígenas, com ela também o direito a pardos e negros pela lei. A população agora tem a chance a concorrer uma bolsa e ingressar em um curso desejado ao seu crescimento acadêmico. (Abordagem superficial do tema. Reestruture as ideias apresentadas)
Além disso, mesmo vivendo em um país onde se deveria ter a igualdade, não é essa realidade, infelizmente o preconceito ainda existe, pela sua cultura, raça, fisionomia e entre tantos outros. Mas para os índios os deixam mais fortes pela sua garra, força e persistência se mostrando gente como todos, conseguindo entrar em uma universidade como qualquer outro. (Melhore a construção de sentido. Além disso, evite uma abordagem superficial. Reformule)
Diante dos expostos a conquista parece ser pequena, porém gratificante e não impossível, em que se possa cada vez mais ver o crescimento, evolução e o espaços dignos merecedor desses grandes guerreiros na sociedade, assim como disse o físico Albert Einstein; (Dois pontos) ‘’ Para mim, vencer é nunca desistir’’. (Reelabore e apresente a proposta de intervenção)
Dados correção tradicional
Evite construções clichês e abordagens superficiais no texto. Delimite e articule mais as ideias para evitar um desenvolvimento superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 20 | Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto. |
NOTA FINAL: 370 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |