Povos Indígenas: Valorização Partindo dos Direitos Sociais

Tema: A importância de valorizar e garantir os direitos dos povos indígenas no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 15/05/2019
Nota tradicional: 600
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Segundo Clement Attlee, a democracia não é apenas a lei da maioria, mas a lei da maioria respeitando o direito das minorias. Nesse sentido, podemos (Evite ideia de primeira pessoa) perceber que a valorização dos povos indígenas é extremamente necessária, em consonância com a garantia de seus direitos, dentro da sociedade brasileira. Isso se evidencia,(Sem vírgula) não só pelo fato de que os indíos constituem a identidade social e cultural do Brasil, como também pelos problemas sociais, (Sem vírgula) atualmente enfrentados pelas tribos, que são consequência da violação dos direitos indígenas no passado. 

É possível afirmar que os índios são muito representativos para a imagem sócio-cultural do Brasil, uma vez que são a única etinia (Plural) originária do território brasileiro. Sendo assim, sua tradição cultural faz parte da riqueza histórica do país e pode ser considerada referência dentro da imagem miscigenada do povo brasileiro. Desse modo, a singularidade dos índigenas dentro da identidade nacional brasileira exige a valorização das tribos e de suas tradições, como ato de preservação da origem identitária do próprio país. (As ideias precisam estar mais articuladas)

É importante ressaltar que a histórica exploração sofrida pelos índios é um dos principais fatores que provocaram os problemas sociais enfrentados pelas tríbos nos dias de hoje. Neste contexto, a escravidão e a desvalorização das tradições culturais geraram a extinção de muitas tribos e a perda de suas riquezas culturais, causada pela imposição dos costumes europeus aos grupos indígenas. Além disso, a perda de seus territórios de origem provocou a marginalização social de grande parte da população indígena, (Sem vírgula) devido a consequente falta de meios para a subsistência das tribos. Dessa forma, a garantia à cidadania e aos direitos sociais que cabem aos índios é o ponto de partida para a sua valorização dentro da sociedade, uma vez que é o mínimo a ser feito para que se preserve as tríbos restantes. (As discussões precisam ser delimitadas e mais articuladas)

O Estado, portanto, tem de garantir aos índios, (Sem vírgula) o direito aos respectivos territórios relacionados a cada grupo. Para tanto, o Governo Federal deve criar um registro da população indígena, associada a uma pesquisa sobre o histórico de ocupação das tribos, para que se torne possível o mapeamento do território específico direcionado a cada um dos grupos. A partir desta ação, o Ministério do Meio Ambiente deve converter estas áreas em locais de preservação ambiental para garantir aos índios, (Sem vírgula) o direito ao uso da terra como meio de subsistência e moradia. Sendo assim, será possível manter a riqueza das tradições indígenas sempre presente, dentro da sociedade brasileira. (Reformule a proposta de intervenção)
 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 600 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos