Tema: A importância de valorizar e garantir os direitos dos povos indígenas no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 15/05/2019
Nota tradicional: 500
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

No contexto atual, do Brasil, é evidente a importância de garantir e valorizar os direitos dos povos indígenas. Visto que, (Sem vírgula) estes têm diminuído devido a invasões em suas terras. Ademais, ainda sofrem preconceitos por parte de uma porcentagem significativa da população brasileira. (Desenvolva mais as discussões iniciais)

Em primeiro plano, cabe ressaltar que, (Sem vírgula) o Estado apresenta uma grande deficiência no quesito monitoramento de áreas indígenas, já que um grande número de aldeias e reservas é invadido por madeireiros e industriais. Com isso, inúmeros índios são mortos para que aqueles consigam o que querem. (Abordagem superficial. Apresente e articule lados que comprovem o seu ponto de vista)

Somado a isso, vários brasileiros, infelizmente, têm um pensamento pobre e ingênuo em relação aos povos indígenas. Enquanto alguns dizem que eles têm muitos direitos (Vírgula) outros falam que não deveriam ter direito algum, já que vivem isolados do restante da população brasileira. (Reelabore e desenvolva mais as discussões)

Em virtude das situações mencionadas torna-se evidente que devemos (Evite ideia de primeira pessoa) começar a respeitar e a garantir os direitos dos povos indígenas, para que estes não venham a desaparecer por completo. Para que se chegue a isso a Fundação Nacional do Índio (Funai) deveria investir em monitoramento, (Sem vírgula) para que episódios de invasão em terras indígenas não venham mais a acontecer. Ademais, instituições formadoras de opinião, como escolas, poderiam promover palestras que venham a conscientizar os estudantes a respeito dos direitos dos povos indígenas. (Reestruture a proposta de intervenção)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 500 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos