“Escravos” de uma era

Tema: A importância de valorizar e garantir os direitos dos povos indígenas no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 12/05/2019
Nota tradicional: 400
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

 Os índios têm uma grande diversificação tanto em sua cultura quanto em seus povos (Melhore a construção de sentido). Tendo mais de 240 povos no território brasileiro, eles têm sido explorados e abusados pelas pessoas desde o período da colonização. (Desenvolva mais as discussões que serão retomadas ao longo do texto)

 Os mesmos povos que viviam em quase todo o território nacional, hoje, de acordo com o Censo IBGE (Desenvolva a sigla) 2010, habitam em 0,47% da população total do Brasil. E essa é a consequência de um longo período de exploração de terras que eles vêm sofrendo. (Abordagem superficial do tema. Reelabore as discussões)

 Assim os índios têm perdido uma parte de sua marca cultural apois após 500 anos de pura exploração sobre os mesmos (Use somente quando houver ideia de igualdade). E mesmo que "Direitos iguais" seja um tema bem debatido, infelizmente, não é bem executado.  (Reelabore as discussões. Desenvolvimento limitado)

 Portanto,os direitos dos povos indígenas tem que ser bem debatido entre os brasileiros, já que os índios representam uma boa marca cultural em nosso (Evite ideia de primeira pessoa) país e eles foram “escravos" perante a ambição das pessoas durante uma era inteira. (Reformule e apresente a proposta de intervenção)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nota final 400 Apesar de alguns acertos, a redação apresenta falhas significativas que prejudicam a compreensão do texto. É preciso dedicar mais atenção à coesão e coerência, além de aprimorar a argumentação.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos