Preservação da cultura indígena

Tema: A importância de valorizar e garantir os direitos dos povos indígenas no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 10/05/2019
Nota tradicional: 500
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O termo indígena concerne ao indivíduo que habitava no país anteriormente a um processo colonizador, o qual, quando associado ao Brasil, representa um episódio de exploração, além de desrespeito a sua cultura (Melhore a construção de sentido). Diante disso, é preciso entender a importância de valorizar e garantir os direitos dos povos nativos. Nesse sentido, convém ressaltarmos (Evite ideia de primeira pessoa) as causas e consequências dessa problemática. (Reestruture as discussões e elabore a tese)

É fundamental, (Sem vírgula) pontuar que os índios ainda sofrem discriminação, pois há quem julgue suas pluralidades de culturas como inferior e a invisibilidade social é o âmago da questão (Reelabore essa ideia). De acordo com o portal de notícias do G1, o principal problema é demarcação das terras onde em que ocorre conflitos com a bancada ruralista que tetam suprimir os direitos garantido na Constituição Federal. Em virtude dos fatos mencionados, é lamentável o descaso a esse fenômeno, ao considerar que os indígenas fazem a preservação do meio ambiente e os empresários do agronegócio visam somente a exploração e o lucro. (Reestruture e delimite as ideias exploradas)

Em consequência disso, (Sem vírgula) há uma vulnerabilidade social e uma perca perda ambiental e humana, pois, resultam-se pequenos genocídios geográficos e culturais. Consoante o sócio-fundados do Instituto Socioambiental (ISA), Marcos Santili, historicamente já deu pra aprender que os indígenas não irão desaparecer e já lutam há mais de 500 anos contra as maldades feitas. Sendo assim, é necessário analisarmos (Evite ideia de primeira pessoa) as possíveis soluções para mitigar esse desafio. (Reestruture as discussões apresentadas)

Portando, o Governo Federal deve ter rigor as leis de preservação as terras indígenas, por meio de investimentos na FUNAI e outros órgãos que visam a proteção desses povos; (Vírgula) além de promover palestras educacionais para difundir a importância e a luta de sobrevivência dos nativos. Espera-se, com isso, uma integração social com respeito e a diminuição de uma dívida histórica. (Desenvolva a proposta de intervenção)
 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 500 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos