A importância de valorizar e garantir os direitos dos povos indígenas no Brasil.

Tema: A importância de valorizar e garantir os direitos dos povos indígenas no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 08/05/2019
Nota tradicional: 400
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O grupo indígena (São vários povos, use o plural) têm uma importância bem grande para a história de nosso (Evite ideia de primeira pessoa) país, deixaram marcas e foram o ponto fulcral de conquistas e atuações. Atualmente, diante de diversidades e conjugações os índios vêm perdendo seus valores e direitos diante da sociedade. (Reestruture as discussões. Apresente a tese)

Como disse o lider indígena Mario Juruna (Dois pontos) "Antes de tudo, o índio precisa de terras. Índio é dono da terra. Então, o branco deve respeitar a terra do índio.“ Ora, eles já estavam aqui muito antes dos portugueses chegarem e merecem serem reconhecidos e viverem com dignidade. (Abordagem superficial das discussões)

Os índios precisam de reconhecimento e de estrutura para conviverem da maneira que se sentem sintam confortável confortáveis, é importante a valorização deles diante de uma sociedade diversificada e com direitos para todos. (Abordagem superficial das ideias apresentadas)

Contudo é impotante que a funai FUNAI (Fundação Nacional dos Índios ), (Sem vírgula) busque essa valorização e leve argumentos para protejer a imagem e cultura dos nossos (Evite a ideia de primeira pessoa) povos indígenas. Concentizar Conscientizar as pessoas que os índios fazem parte da história de um país e exigir direitos iguais e liberdade para eles. (Reestruture a proposta de intervenção)

 

 

 

 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nota final 400 Apesar de alguns acertos, a redação apresenta falhas significativas que prejudicam a compreensão do texto. É preciso dedicar mais atenção à coesão e coerência, além de aprimorar a argumentação.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos