Hoje a população indígena está cada vez menor, a maior causa disso é a perda de suas áreas para o desmatamento ou para outros meios de exploração, como na época da exploração européia que pegaram seus recursos e suas vidas, trouxeram muitas doenças que os indios não tinham anticorpos. (Reformule o parágrafo de introdução. Apresente a tese)
Os indígenas que ainda persistem e ficam nas suas florestas, (Sem vírgula) têm o mesmo direito que nós (Evite ideia de primeira pessoa) "civilizados" e nós temos o dever de preservar suas áreas de vivência tanto de moradia, quanto de caça e plantação, preservar a cultura deles, já que de certa formar também é a nossa, porém isso cabe ao governo aumentar suas áreas de proteção e de restrição, fiscalizar as áreas e locais de cortes de árvores, para que não invadam as terras pertecentes aos índios. (Não compreende a estrutura do texto)
Dados correção tradicional
Reveja a estrutura do texto (introdução, desenvolvimento e conclusão). Além disso, elabore um projeto de texto para auxiliar no desenvolvimento das discussões. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 20 | Nível 1 - Apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema ou incoerentes e sem defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 50 | Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 0 | Nível 0 - Não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto. |
NOTA FINAL: 220 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |