Desde o descobrimento do Brasil, os indígenas sempre foram tratados como seres inferiores desprovidos de direitos. De maneira análoga a isso, na sociedade brasileira atual, mesmo com o advento da Constituição Cidadã e a assinatura da Convenção nº 169 da OIT, que trata dos direitos dos indígenas, muitos direitos continuam sendo tolhidos (Seja mais específico: quais?). Nesse prisma, destacam-se dois aspectos importantes: a falta de politicas públicas garantistas e o preconceito que grande parte da sociedade tem em relação aos silvícolas.
Primeiramente, é indubitável que a terra é de fundamental importância para o indígena, pois esta tem um grande valor para a sobrevivência física e cultural dos mesmos (Use somente quando houver ideia de igualdade). Segundo o IBGE (Istituto Brasileiro de Geografia e Estatística) 886 mil pessoas se declaram indígenas (Vírgula) e desse total, (Sem vírgula) 517 mil moram em terras oficialmente demarcadas, isso demonstra que ainda existe déficit de terras demarcadas muito grande. Conquanto, a consolidação desse direito vem se arrastando no congresso por longos anos, pois atinge interesse de setores poderosos da sociedade, que tem interesse nessas terras que são ricas em minério, madeira e apresentam uma grande biodiversidade de riquezas naturais. Isso tem gerado vários conflitos entre silvícolas e esses grupos. (Reestruture as discussões apresentadas. Articule mais as ideias)
Outrossim, é notório que a questão do preconceito é outro fator determinante, pois o índio é tido como uma figura preguiçosa e que apenas quer gozar das benesses do Estado (Vírgula) e isso gera uma opressão em relação aos mesmo (Use somente quando houver ideia de igualdade). Dessa forma, segundo o sociólogo Pierre Boordieu, quando traz a balia, o conceito de opressão simbólica, no qual afirma que a violação dos Direitos Humanos não consiste somente no embate físico, o desrespeito está na perpetuação de preconceitos que atentem contra a dignidade da pessoa humana ou de um grupo social. Sendo assim, essa imagem negativa contribui para uma desvalorização da cultura indígena e de seus costumes, além de contribuir para que muitos direitos dos silvícolas sejam negados. (Excelente discussão, no entanto ela precisa estar mais delimitada)
Portanto, é mister que o Estado tome providências para amenizar o quadro atual. Para a conscientização da população a respeito do problema, urge que o Ministério da Agricultura, (Sem vírgula) acelere as demarcações de terras, por meio de estudos de identificação e delimitação para demarcar e regularizar o registro dessas terras, assim garantindo a reprodução física e cultural desses povos, além de ajudar na conservação do meio ambiente e da biodiversidade. Em adição a aprovação do Projeto de Lei do Senado nº 169, de 2016 (Vírgula) que irá regularizar a situação jurídica dos índios. O MMFDH (?) em pareceria com o MEC (Ministério da Educação) realize campanhas nas mídias sociais, televisivas e nas escolas a respeito da importância do indígena e como este contribui de maneira significativa para a sociedade. Somente assim, (Sem vírgula) ocorrerá a valorização do indígena e os seus direitos serão respeitados. (Reformule e delimite a proposta de intervenção)
Dados correção tradicional
Lembre-se que há um limite de 30 linhas para desenvolver o texto. Reestruture e articule mais as discussões, de modo a evitar um desenvolvimento superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 600 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |