Como todos nós sabemos , ou deveríamos saber, (Evite primeira pessoa) os povos indígenas, no Brasil, foram e são, (Sem vírgula) de extrema importância, e, (Sem vírgula) não valorizar e garantir os seus direitos, (Sem vírgula) é ir contra a nossa (Sem ideia de primeira pessoa) história. (Não compreende a estrutura do texto. Reformule as discussões)
Graças aos indígenas, o povo Brasileiro que conhecemos (Sem primeira pessoa) hoje e, sua cultura, formou-se, com a mistura das raças, (Problemas na construção de sentido) dos colonizadores, imigrantes, mesmo que, infelizmente, na maioria dos casos, (Sem vírgula) não tenha sido por vontade própria. Eles também, (Sem vírgula) preservam, diferente de nós, a natureza, justamente por serem muito próximos dela (Reformule essa ideia). Vemos (Sem primeira pessoa) hoje que, (Sem vírgula) os direitos deles, (Sem vírgula) estão sendo esquecidos e desrespeitados, como a demarcação de terras, muitos acabam até morrendo, por doenças, pelo contato com outro povo, ou sendo mortos, por invasões em seus territórios. (Não compreende a estrutura do texto. Reformule)
Devemos (Sem primeira pessoa), então, respeitá-los, (Sem vírgula) por serem responsáveis pela nossa (Sem ideia de primeira pessoa) formação, para assim, garantir os seus direitos, que todo povo, (Sem vírgula) necessita e merece. (Apresente a proposta de intervenção)
Dados correção tradicional
As discussões apresentadas precisam ser elaboradas de acordo com a proposta do texto. Delimite e articule mais as ideias apresentadas. Por fim, não deixe de exercitar a sua escrita.
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 50 | Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 20 | Nível 1 - Apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema ou incoerentes e sem defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 50 | Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 20 | Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto. |
NOTA FINAL: 190 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |