A falta de valorização dos povos indígenas

Tema: A importância de valorizar e garantir os direitos dos povos indígenas no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 04/05/2019
Nota tradicional: 270
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Acredita-se que a população indígena é um patrimônio natural nacional, porém não são valorizados como deveriam. (Reformule o parágrafo de introdução e apresente a tese)

Os índios são responsáveis por suas terras que são de suas autoridades por direito (Reformule essa ideia), remédios naturais, chás, artesanatos, culinárias típicas e etc, mas não são devidamente reconhecidas e nem sequer respeitados, passando muitas vezes por perseguições, desmatamento, poluição, exploração de madeiras, biopirataria e variados tipos de preconceitos, os quais são perceptíveis e provados pelo fato de não levarmos (Sem primeira pessoa) a sério suas culturas, considerando como "folclore" alguns de seus fatos, e classificando a nossa (Evite ideia de primeira pessoa) linguagem como "culta e correta", enquanto a linguagem indígena é considerada como "pobre de gramática". (As discussões estão dispersas. Reformule)

A população indígena diminuiu drasticamente ao decorrer dos anos, (Sem vírgula) devido a estes fatos. (Não compreende a estrutura do texto)

Grandes partes desta população estão está atualmente esperando a aprovação do governo, por pedido da FUNAI (Fundação Nacional dos Índios), que são responsáveis  é responsável pelas questões indígenas e suas terras. (Não compreende a estrutura do texto. Reformule)

A Funai encaminha essas questões ao Ministério da Justiça, que em caso de reconhecimento, (Sem vírgula) deve declarar os limites das terras, e em seguida a marcação física, reconhecendo suas terras e oficializando, assim impedindo que a agricultura e a pecuária faça a invasão destes espaços, com isto, garantindo a vida e o sustento desses povos. (Não compreende a estrutura do texto)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 20 Nível 1 - Apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema ou incoerentes e sem defesa de um ponto de vista.
Competência 4 50 Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Competência 5 0 Nível 0 - Não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto.
Nota final 270 Apesar de alguns acertos, a redação apresenta falhas significativas que prejudicam a compreensão do texto. É preciso dedicar mais atenção à coesão e coerência, além de aprimorar a argumentação.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos