Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Constantemente nos deparamos (Evite primeira pessoa) com notícias vinculadas ao povo indígena (Plural). Sua existência, (Sem vírgula) sempre foi de grande influência na história brasileira. Um povo guerreiro, que continua a lutar pelo seu espaço. (O desenvolvimento das discussões iniciais está limitado. Apresente a tese)
Os índios conhecem muito bem as florestas, a fauna e a flora do Brasil. Algumas tribos são de difícil acesso, por isso, não estão habituados com a civilização, e neste ponto a complexidade da comunicação aumenta. (Como essa discussão se relaciona com o tema? Não deixe de exercitar a sua escrita)
Ao longo dos séculos os limites das terras indígenas têm diminuído, pois, com a evolução do país, a exploração das florestas foi inevitável. Nos dias de hoje, a exploração é vista de forma preocupante, sendo assim, foram implantados critérios de avaliação para preservar tudo que esteja no contexto histórico, cultural ou ambiental. (Reformule e desenvolva as discussões de acordo com o que foi proposto pelo tema)
Contudo, alguns índios estão ampliando seus horizontes estudando, aprendendo tecnologias e qualificando-se fora dos limites de suas tribos. Pois, (Sem vírgula) o aprimoramento de seu conhecimento possibilita aos mesmos (Use somente quando houver ideia de igualdade) lutarem pela preservação da sua cultura, seu espaço e sua história. (Reformule as ideias apresentadas. Apresente a proposta de intervenção)
Correção tradicional
| Critério |
Nota |
Observações |
| Competência 1 |
100 |
Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 2 |
50 |
Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
| Competência 3 |
50 |
Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
| Competência 4 |
100 |
Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
| Competência 5 |
0 |
Nível 0 - Não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto. |
| Nota final |
300
|
Apesar de alguns acertos, a redação apresenta falhas significativas que prejudicam a compreensão do texto. É preciso dedicar mais atenção à coesão e coerência, além de aprimorar a argumentação.
|
Legenda de competências
| Competência |
Descrição |
| 1 |
Domínio da modalidade escrita formal |
| 2 |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de
conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa |
| 3 |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa
de um ponto de vista |
| 4 |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a
construção da argumentação |
| 5 |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos |