Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Antes da chegada dos europeus ao Brasil, (Sem vírgula) os povos indígenas já habitavam e cultivavam as terras brasileiras, com a vinda dos portugueses em 1500 emergiu uma grande luta pela igualdade entre indígenas e ``brancos``, (Sem vírgula) presente até hoje em nossa (Sem ideia de primeira pessoa) sociedade. (Reformule as discussões e apresente a tese)
Vale ressaltar os alimentos, os artesanatos e ervas medicinais presentes em nosso (Evite ideia de primeira pessoa) cotidiano são advindas do trabalho, do plantio e dos cuidados de tribos indígenas, as quais merecem reconhecimento e agradecimento pois além de contribuir para formação de nossa (Sem ideia de primeira pessoa) cultura a torna mais diversificada. Também são merecedores de destaque pela belíssima conservação do meio ambiente e notável influência do tupi guarani na língua portuguesa. (Evite esse tipo de construção. Reformule as ideias apresentadas)
De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 801.156 pessoas são indígenas no Brasil (Vírgula) e para ajudar no cumprimento da lei que assegura direito a esses indivíduos estabelecidos pela Constituição de 1988 foi criado a FUNAI (Fundação Nacional do Índio) que fiscaliza direitos à saúde, educação, terras e protege as tradições de sua cultura, mesmo assim atualmente esses povos não gozam de seus benefícios, principalmente de terras (Vírgula) ocasionando reivindicações pacíficas e não pacíficas (Vírgula) a qual resulta em morte de muitas pessoas. (Reestruture as discussões, pois estão superficiais)
Referente aos argumentos expostos deve-se intensificar o reconhecimento dessas tribos com palestras sobre sua história, seu cotidiano, seus costumes e desafios enfrentados no mundo contemporâneo, realizadas em escolas e universidades. Outra medida que poderia ser tomada seria a agilidade pelo Ministério da Justiça na posse de terras, dessa forma viabilizando melhores condições de vida e garantindo benefícios que são determinados por lei. (Abordagem superficial da proposta de intervenção. Reestruture)
Correção tradicional
| Critério |
Nota |
Observações |
| Competência 1 |
100 |
Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 2 |
100 |
Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Competência 3 |
100 |
Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
| Competência 4 |
100 |
Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
| Competência 5 |
50 |
Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
| Nota final |
450
|
A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.
|
Legenda de competências
| Competência |
Descrição |
| 1 |
Domínio da modalidade escrita formal |
| 2 |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de
conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa |
| 3 |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa
de um ponto de vista |
| 4 |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a
construção da argumentação |
| 5 |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos |