A repugnância na internet

Tema: O discurso de ódio nas redes sociais

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 23/04/2019
Nota tradicional: 500
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A evolução das redes de internet no mundo (Vírgula) no que tange à acessibilidade (Vírgula) tornou este meio de comunicação poderoso, uma vez que a informação é propagada em um espaço de tempo muito curto. Contudo, esse recurso vem sendo utilizado de maneira descabida em relação a diversos aspectos da humanidade. Por exemplo, nos últimos 11 anos foram levantados pela Central Nacional de Denúncias de Crimes Cibernéticos um número acerca de 4 milhões de denúncias contra ataques relacionados ao rascimo, sexismo, misogenia, xenofobia e dentre outras formas de exclusões sociais. (Reestruture as discussões)

Estes fatores que permeiam na sociedade (Vírgula) os quais induzem e resultam na criação polarizada de ideias, defesas politicas, aspectos culturais e tradicionais são engatilhados pela raiva e intolerância em que estes nas redes sociais geram uma “guerra” marcada pelo ódio. Assim, esses cenários negativos da sociedade no universo virtual são agravados no momento que são refletidos nas realidades de determinados indivíduos, por exemplo, adolescentes em estado de vulnerabilidade psicomentais e psicossociais são afetados em suas relações intersociais, pessoais e, principalmente, familiares. (Ideias pertinentes, no entanto precisam ser mais articuladas)

Nesse sentido, é importante realizar a denúncia por meio de mecanismos legais jurídicos, constituído pelo Ministério Público, bem como também pelas próprias plataformas das redes sociais. Além disso, vale ressaltar que compartilhar essas informações preconceituosas apenas contribuem para exponencializar a disseminação do ódio na humaniade. (Proposta superficial. Reestruture)
 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nota final 500 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos