A evolução das redes de internet no mundo (Vírgula) no que tange à acessibilidade (Vírgula) tornou este meio de comunicação poderoso, uma vez que a informação é propagada em um espaço de tempo muito curto. Contudo, esse recurso vem sendo utilizado de maneira descabida em relação a diversos aspectos da humanidade. Por exemplo, nos últimos 11 anos foram levantados pela Central Nacional de Denúncias de Crimes Cibernéticos um número acerca de 4 milhões de denúncias contra ataques relacionados ao rascimo, sexismo, misogenia, xenofobia e dentre outras formas de exclusões sociais. (Reestruture as discussões)
Estes fatores que permeiam na sociedade (Vírgula) os quais induzem e resultam na criação polarizada de ideias, defesas politicas, aspectos culturais e tradicionais são engatilhados pela raiva e intolerância em que estes nas redes sociais geram uma “guerra” marcada pelo ódio. Assim, esses cenários negativos da sociedade no universo virtual são agravados no momento que são refletidos nas realidades de determinados indivíduos, por exemplo, adolescentes em estado de vulnerabilidade psicomentais e psicossociais são afetados em suas relações intersociais, pessoais e, principalmente, familiares. (Ideias pertinentes, no entanto precisam ser mais articuladas)
Nesse sentido, é importante realizar a denúncia por meio de mecanismos legais jurídicos, constituído pelo Ministério Público, bem como também pelas próprias plataformas das redes sociais. Além disso, vale ressaltar que compartilhar essas informações preconceituosas apenas contribuem para exponencializar a disseminação do ódio na humaniade. (Proposta superficial. Reestruture)
Dados correção tradicional
As discussões abordadas são pertinentes ao texto, no entanto precisam ser mais esxploradas, pois isso evitará lacunas. Desenvolva de acordo com a proposta. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 500 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |