Uma enfermidade contemporânea.

Tema: O discurso de ódio nas redes sociais

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 19/04/2019
Nota tradicional: 400
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Atualmente estamos (Sem primeira pessoa) passando por um momento de muitas mudanças em nossa (Evite ideia de primeira pessoa) sociedade (Vírgula) pois a transformação digital vem causando rupturas nos meios de trabalho, entretenimento, comunicação entre outros, mas esse desenvolvimento vem com alguns agravantes entre eles os discursos de ódio estão entre os mais polêmicos e preocupantes(Problemas na construção de sentido. Reformule e elabore a tese)

Uma das vantagens das redes é a democratização da expressão, hoje qualquer um grava um vídeo ou escreve um texto que pode se espalhar de forma incontrolável instantaneamente (Reformule), todavia em uma sociedade diversa sempre há aqueles indivíduos com desvio de caráter e com patologias comportamentais , nas redes eles ganham voz se reúnem em "bolhas"(grupos formados por semelhanças) e espalham a cólera em discursos xenofóbicos, de intolerância política, religiosa, sexismo, racismo entre outros horrores sociais. (Abordagem superficial do tema. Evite períodos longos. Reformule as discussões)

Casos como pessoas que comemoraram a morte do neto do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ou a morte da vereadora do Rio de Janeiro (Vírgula) Marielle Franco, ou aquela minoria que glorificou o ato da chacina na escola estadual Raul Brasil (Vírgula) em Suzano-SP, percebemos (Evite ideia de primeira pessoa) uma parcela da sociedade enferma, precisamos (Sem ideia de primeira pessoa) tratar a causa , reduzir os impactos e a frequência, infelizmente nossa (Evite ideia de primeira pessoa) grande massa utiliza seu tempo para sobreviver e não para se conscientizar, e o poder público ainda parece longe de trabalhar com eficácia nesse ramo. (Não compreende a estrutura do texto. Reformule as ideias)

Gigantes da tecnologia combatem sistematicamente tais eventos, políticas públicas ainda "engatinham" nesse combate, felizmente a nível individual podemos (Sem primeira pessoa) selecionar o que queremos (Sem vírgula) ver nas redes e evitar o excesso desse tipo de conteúdo, mas não há como impossibilitar seu surgimento. (Não compreende o desenvolvimento do texto. Reestruture)

Como a palavra do momento em tudo é inovação (Melhore o sentido),  cabe a nossos (Evite ideia de primeira pessoa) políticos e ou empresas continuarem inovando na busca por soluções nessa guerra que é travada incessantemente, é utópico acabar com o crime mas é possível melhorar nossa (Sem ideia de primeira pessoa) sociedade, seja na educação das novas gerações quanto a tolerância, e conscientização da massa, inovações tecnológicas mais eficazes no combate , creio (Não use primeira pessoa) que se houver empenho, investimentos e foco, (Sem vírgula) podemos (Sem primeira pessoa) diminuir a propagação dos discursos de ódio nas redes sociais, e também seus efeitos. (Reformule a proposta de intervenção)
 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nota final 400 Apesar de alguns acertos, a redação apresenta falhas significativas que prejudicam a compreensão do texto. É preciso dedicar mais atenção à coesão e coerência, além de aprimorar a argumentação.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos